6 dicas de gestão hídrica para o seu negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Faz Forte 6 dicas de gestao hidrica para o seu negocio

Muitos empreendedores precisam armazenar água para assegurar a continuidade do ciclo operacional. Nesse caso, é necessário realizar uma gestão hídrica eficiente, que seja positiva para as finanças e ofereça bons resultados. O uso de estratégias eficazes, de reservatórios e outros equipamentos adequados é fundamental nesse processo.

Confira abaixo seis dicas para fazer gestão hídrica em seu negócio!

1. Compreenda a importância da água

A Terra é composta por 70% de água, sendo que, desse total, mais de 97% pertence aos oceanos, 2% às calotas polares e menos de 1% é usado no consumo humano e industrial.

A economia de água é um dos temas mais importantes da atualidade, principalmente nos ambientes empresariais.

2. Conscientize toda a equipe

Mesmo que o empreendedor, administrador de condomínio ou produtor rural compreenda a necessidade do uso consciente de água, caso sua equipe não pense da mesma forma, haverá desperdício e má utilização, prejudicando a gestão hídrica.

Procure conscientizar sua equipe através de folhetos educativos, reuniões, palestras, vídeos, presenteando com produtos que passam mensagens sobre a necessidade de economizar água (canecas, cadernos, camisetas, bonecos, canetas, etc.), estimulando com palavras e, acima de tudo, com seu próprio exemplo.

3. Interprete a conta de água

É preciso saber interpretar sua conta para entender o porquê dos gastos e fazer correções. A conta fornece informações sobre a empresa/residência: histórico do consumo e valores registrados nos hidrômetros. Sem a devida leitura dessas informações, não será possível realizar a gestão hídrica que seu negócio exige.

4. Otimize o uso das caixas d’água

A forma como as caixas d’água são utilizadas em residências e empresas está mudando. Muitos já usam caixas d’água individuais para o banho a fim de limitar o consumo nessa ocasião (em que os gastos costumam ser altos). Também já é possível aproveitar caixas para captação pluvial, aproveitando espaços vazios ou em áreas rurais.

5. Siga técnicas que contribuem para melhorar a gestão hídrica

Entre as novas técnicas que visam otimizar o uso consciente de água estão:

  • Redutores de vazão: utilizados em empresas e casas para redução de consumo de água (geralmente, a instalação é feita pela mesma empresa que vende o produto).
  • Telemetria: permite medir digitalmente o sistema hidráulico (vazão, pressão, consumo total); dessa forma, dados podem ser verificados em tempo real e com maior precisão.
  • Captadores de umidade do ar: aparelhos desenvolvidos que captam água da umidade do ar.
  • Sistema independente de medição: ideal para apartamentos mais antigos em que o sistema de medição não registra o consumo por domicílio, mas soma o de todos e divide por igual.
  • Irrigação por gotejamento: forma econômica de irrigar terras, jardins e hortas, atuando somente no local necessário;
  • Sistema de captação e reuso de água: aproveita a água da chuva (como cisternas); a água captada pode ser usada na limpeza do prédio, jardinagem, lavagem de roupas, ciclo produtivo e, dependendo do sistema, até para o consumo humano. Ideal para empresas de porte menor, que não dispõem de muito capital de giro, nem de espaço.

6. Faça a instalação correta e manutenção regular

Procurando soluções eficazes, é necessário adquirir os melhores equipamentos com empresas do ramo e profissionais competentes. Os cuidados com a instalação, uso e manutenção são fundamentais para assegurar a boa funcionalidade dos equipamentos. Lembre que a instalação requer o uso de mangueiras, sifões, válvulas, tubos e outros componentes. Outra recomendação: compre produtos aprovados pelo Inmetro.

A manutenção predial das instalações é indispensável para evitar desperdícios de água devido à tubulações e medidores em mau estado.

Já faz a gestão hídrica de seu negócio? Está conseguindo otimizar o consumo de água? Faça seu comentário!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×