Tecnologia para plantações

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A agricultura vem evoluindo a cada ano, ferramentas, máquinas e tecnologias avançadas já são utilizadas para melhorar o desempenho e a produtividade das plantações.

Pensando nesta melhoria no sistema produtivo, o Instituto Agronômico de Campinas desenvolveu em parceria com a empresa Ablevision Sistemas um software que auxilia o agricultor a avaliar a eficiência da aplicação de defensivas agrícolas, o DropScope.

A ferramenta mostra se a aplicação do defensivo foi feita corretamente e sugere como o produtor deve corrigir eventuais falhas.

O sistema funciona através de uma leitura feita através de um scanner portátil de papéis hidrossensíveis, estes papéis mudam de cor em contato com líquidos, espalhados em pontos estratégicos pela plantação é possível medir com precisão o grau de eficiência da pulverização.

É feito a instalação do software em um notebook, que pode ser levado para o campo, no momento da pulverização o programa faz uma série de perguntas, como se fosse um consultor virtual, sobre a espécie da planta que receberá o defensivo, seu tamanho e se há pragas ou doenças na haste, no fruto ou nas folhas, além de informações obre o produto a ser aplicado.scanner_e_papeis_hidrossensiveis

Com base nas informações fornecidas o sistema identifica que parte da planta deve receber mais ou menos produto, pois algumas espécies não são atingidas na totalidade por pragas. Após a pulverização o papel hidrossensível é colocado no scanner portátil que fica conectado ao notebook, a avaliação funciona como um sinal de transito, se ficar vermelho, significa que o processo foi mal feito, amarelo é regular e o verde é sinal de que a pulverização foi bem realizada.

As aplicações corretas, principalmente dos defensivos agrícolas, trazem redução no custo principalmente na quantidade utilizada, a economia pode ser vista principalmente na economia do volume de água utilizado.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?