Saiba como fazer um planejamento de obra para o próximo ano

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quando o assunto são obras da construção civil, algo indispensável de ser abordado é o planejamento. Afinal, planejar uma obra é uma etapa primordial para obter o sucesso da mesma.

 

O planejamento é responsável por auxiliar todo o processo de construção, com base em etapas, cronogramas, custos e investimentos, além de muito mais. Planejar a construção ajuda a economizar tempo e recursos, além de garantir uma entrega para o cliente com maior credibilidade, confiança e qualidade.

 

A Faz Forte preparou este conteúdo explicando a importância de ter um planejamento de obras e como fazer, além de contar como você pode se preparar para o próximo ano. Boa leitura!

O que é planejamento de obras e como fazer?

O planejamento de obras nada mais é do que definir quais etapas serão necessárias para iniciar, desenvolver e concluir sua construção. Ou seja, o planejamento é baseado em cálculo de demandas, tempo, quantidade de número de pessoas em uma equipe e orçamento.

 

Os níveis de planejamento de obra podem ser:

  • de longo prazo: focado de forma estratégica, com cronogramas, custos e fluxo de produção;

  • médio prazo: focado de forma tática, com o alinhamento das decisões de longo prazo junto ao dia a dia na obra;

  • curto prazo: focado de maneira operacional, com a aquisição da matéria-prima e equipe de construção.

Importância do planejamento de obra

O planejamento de obra possibilita mapear todos os processos que envolvem uma obra. Além disso, ao falar sobre o planejamento para o próximo ano, é essencial ter em mente que quanto mais detalhado e explicado for um planejamento, maior a probabilidade de concluir as demandas no prazo correto, além de realizar uma entrega de qualidade.

 

Dessa maneira, torna-se importante ter um bom planejamento de obra para o próximo ano, pois o mesmo propõe um melhor entendimento sobre o processo da sua construção. Aumentando e facilitando então a produtividade da sua equipe, além de reduzir desperdícios, atrasos e possíveis erros.

Dicas para realizar o planejamento de obra para o próximo ano

Para ter um bom planejamento para o próximo ano, é preciso saber como executá-lo ao longo do tempo, como cumprir os prazos e delegar as demandas para sua equipe. Por isso, confira 4 dicas sobre como realizar um planejamento de obra eficiente para o próximo ano.

Identifique as necessidades da sua obra

Identificar as necessidades do seu projeto é fundamental para desenvolver um planejamento eficiente, capaz de atender às demandas exclusivas da sua construção. 

 

Nesse sentido, ter todas as etapas e processos definidos ajuda a tornar sua equipe mais produtiva, cumprindo de maneira mais eficiente os prazos da obra para o seu cliente.

 

Busque realizar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), juntamente com uma avaliação da estrutura. Essas iniciativas irão facilitar o processo de planejamento de obra e o tornam mais detalhado.

Defina um cronograma a ser seguido

Outra dica valiosa para planejar a obra para o próximo ano, é ter e seguir um cronograma bem detalhado. Elaborar um cronograma realista fará com que sua equipe saiba o que e quando fazer, facilitando assim o cumprimento dos prazos estipulados ao seu cliente.

 

Por isso, invista em ferramentas de controle de tempo de cada demanda, e lembre-se de determinar uma periodicidade para conferir novamente seu planejamento e atualizar as etapas necessárias. Dessa forma, você passa um entendimento panorâmico sobre o andamento da obra para seus clientes, colaboradores e fornecedores.

 

Confira 8 dicas de administração para melhorar os processos do seu negócio

Atente-se ao seu orçamento

O orçamento de uma obra é essencial para mapear o que é possível ser feito e o que não é, desde materiais de construção até a equipe contratada. Sendo assim, faça seu planejamento de obra com base em seu orçamento disponível.

 

Procure realizar uma estimativa de custos para cada etapa de sua obra, além de analisar os custos diretos e indiretos aos quais estará envolvida. Busque utilizar também ferramentas que auxiliem na estimativa de gastos, evitando prejudicar o seu orçamento e entrega de alguma maneira.

 

Aproveite para acessar essas dicas para ter um bom controle financeiro empresarial.

Preveja imprevistos

Imprevistos são completamente normais e podem surgir a qualquer momento, por isso, esteja preparado para quando surgir algum contratempo. Embora seja uma tarefa complicada, é importante se atentar a isso, afinal, durante a obra podem ocorrer mudanças climáticas, como chuva, ocasionando o atraso da entrega.

 

Sendo assim, no momento em que for planejar sua obra, estude a região e local. Há regiões do país que chovem mais em determinada época do ano e estudar sobre isso antes de definir seu cronograma pode ser uma boa estratégia de planejamento para a sua empreitada.

 

Saiba como evitar erros no planejamento e gestão de compras.

 

A Faz Forte considera essencial o cuidado com o planejamento de obras. Continue no blog e leia mais sobre como lidar com imprevistos financeiros em sua obra!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?