Planejamento e gestão de compras: 6 erros para evitar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Na hora de gerir as compras para o seu negócio, alguns erros podem ser evitados para garantir mais segurança e rentabilidade. 

Pensando nisso, a Faz Forte criou o artigo a seguir, com detalhes dos possíveis erros e dicas do que você pode evitar durante o planejamento. Boa leitura! 

Erros mais comuns durante o planejamento de compras

O planejamento pode ser considerado uma das atividades mais importantes de uma empresa, pois ele pode trazer impactos significativos para a eficiência na organização. Sem um bom planejamento, é mais difícil obter resultados expressivos em relação às vendas, minimizar possíveis erros e reduzir gastos.

Conheça agora alguns erros comuns que podem prejudicar o planejamento comercial e, consequentemente, atrapalhar suas vendas.

Orçamento inadequado

Um bom planejamento requer um orçamento ideal, pois sem ele, as compras podem ser feitas de maneira insuficiente, ocasionando a falta de dinheiro para adquirir suprimentos essenciais.

Controle de estoque

O controle adequado é muito importante para realizar checagens e evitar possíveis falhas. Sem ele, podem ocorrer o excesso ou a falta de produtos;

  • excesso de estoque: custos adicionais não previstos, dinheiro gasto sem planejamento;
  • falta de estoque: pode gerar atrasos e cancelamentos, interferindo na boa relação com o seu cliente.

É necessário que as empresas tenham um bom acompanhamento e implementem controles adequados. Trabalhar em conjunto com outras áreas do setor de suprimentos é fundamental para evitar problemas e garantir que todos os materiais estejam no estoque e na quantidade correta.

Falta de investimentos em tecnologias

Isso pode gerar impactos negativos em alguns processos. A tecnologia ajuda a automatizar tarefas manuais e repetitivas, aumentando a produtividade dos colaboradores e contribuindo para a boa eficiência do processo de compras. 

Além disso, a tecnologia existe para auxiliar as empresas em processos de monitoramento e rastreamento de compras em tempo real. Também são úteis nas análises de dados e na precisão das demandas, além de ser uma grande aliada na busca por bons fornecedores.

A tecnologia ajuda a identificar o fornecedor ideal, com processos de seleção e avaliação de forma segura e prática. Sem esse investimento em tecnologia para processos estratégicos, a produtividade de uma empresa poderá ser menor, já que tudo será feito manualmente. 

Não definir metas

Sem metas objetivas e bem definidas, será difícil ter um bom progresso e sucesso durante os processos de compras. Elas servem para prestar transparência com a equipe, direcionando quais são as prioridades e auxiliando na entrega de bons resultados.

Se uma meta não for definida, sua equipe não saberá quais são os principais objetivos e isso pode repercutir em um time desmotivado. Envolva toda a equipe e elabore metas que podem ser alcançadas e que motivem os colaboradores a entregar os melhores resultados. 

Não investir em suporte para as equipes

O suporte para o colaborador é essencial para as tarefas diárias serem executadas corretamente. Um erro de muitas organizações é não investir em um suporte para o time de vendas.

Treinamentos e desenvolvimentos de habilidades são ideais para transformar o processo de vendas.

A importância da gestão de compras

Ter uma boa gestão de compras é essencial para evitar possíveis problemas como os citados acima. Esse processo é estratégico e pode identificar uma grande parcela dos custos de empresas para que a margem de erro seja mínima. 

Agora que você já sabe quais erros não pode cometer durante o processo de planejamento e gestão de compras, aproveite para conhecer os principais serviços da Faz Forte e garanta os melhores orçamentos!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?