Como é feito o seguro de obra de construção civil? Entenda aqui!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A construção civil é considerada uma atividade complexa e desafiadora, que pode envolver alguns riscos e imprevistos, tornando essencial a implementação de medidas para uma proteção adequada. É neste contexto que entra o seguro de obra de construção civil, surgindo como um grande aliado contra os riscos de danos materiais e danos físicos para os colaboradores.

O seguro de obra de construção civil auxilia na mitigação dos impactos de eventuais incidentes que possam ocorrer durante os processos de construção. Para você entender melhor o funcionamento do seguro de obra de construção civil, a Faz Forte preparou um artigo com dicas e informações importantes para te auxiliar. Boa leitura! 

O que é um seguro de obras para construção civil?

O seguro de obras funciona como uma forma de garantia em casos de algum imprevisto durante a realização dos processos na construção. Esse seguro envolve os diversos agentes que estão envolvidos, como proprietários até os profissionais que atuam diretamente na obra.

Em resumo, o seguro de obras cobre uma série de imprevistos e riscos presentes em uma obra, como:

  • acidentes de trabalho;
  • sinistros e imprevistos que podem ocorrer durante a execução do projeto;
  • desastres naturais;
  • falhas em equipamentos, entre outros.

Essa modalidade de seguro é conhecida por oferecer uma grande cobertura, que vai desde a cobertura de danos materiais, até a responsabilidade civil, ocasionada por possíveis acidentes.

Quem pode contratar o seguro de obra de construção civil? 

O seguro de obra para construção civil pode ser contratado por várias partes envolvidas nos processos do projeto, como proprietários, construtoras, profissionais responsáveis pela obra, como os engenheiros ou empreiteiras.

Essa flexibilidade no processo de contratação possibilita que cada parte interessada faça o ajuste da apólice conforme as necessidades específicas, garantindo uma proteção mais personalizada.

Tipos de seguro para a construção civil

Existem diferentes tipos de seguros de construção civil, onde cada um apresenta propostas para cobrir diferentes riscos e aspectos associados aos processos na construção civil.

A seguir, a Faz Forte te apresenta alguns dos principais tipos de seguro de obra de construção civil. Confira:

Seguro de riscos de engenharia

Também é conhecido como seguro de obras e oferece coberturas para casos de acidentes.
Sua proteção é contra danos físicos ao bem, como cobertura por danos ocasionados por incêndio, explosão ou fenômenos naturais. Também protege contra a perda de receitas, ocasionadas por interrupções não previstas na obra. 

Além disso, também possui a responsabilidade civil para cobertura em danos a terceiros, lesões corporais ou danos materiais.

Seguro de garantia de execução

Esse seguro garante o cumprimento do contrato, oferecendo garantias financeiras para o cliente de que a obra será finalizada no prazo determinado no contrato. Esse seguro garante uma indenização para o segurado em casos de atrasos e descumprimentos.

Benefícios do seguro de obra de construção civil 

Ter um bom seguro de obra de construção civil proporciona uma série de benefícios para construtoras, como:

  • proteção financeira: o seguro de obra resguarda contra possíveis prejuízos financeiros, decorrentes de alguns fatores, como danos acidentais e falhas em equipamentos, garantindo continuidade para o projeto;
  • cumprimento de prazos: para casos de imprevistos, o seguro de obra contribui para uma rápida recuperação de danos, minimizando atrasos nas execuções e auxiliando na entrega no tempo previsto;
  • proporciona uma tranquilidade para investidores: garante que o capital investido esteja bem protegido, mesmo em casos de imprevistos financeiros e situações adversas.

Agora que você sabe qual a importância do seguro de obra de construção civil, continue no blog da Faz Forte para conferir outros artigos importantes. Saiba como manter um cronograma anual da construção civil e confira também o conteúdo com 5 dicas para negociar com fornecedores da construção civil

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?