Como manter um cronograma anual da construção civil?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ter um cronograma anual na construção civil é essencial para garantir que todas as etapas relacionadas à obra sejam concluídas no prazo e com o orçamento previsto. 

 

Para te ajudar a manter um bom cronograma durante o ano, a Faz Forte preparou este artigo com dicas importantes. Boa leitura!

Importância do cronograma anual da construção civil 

O cronograma anual de obras da construção civil é essencial para garantir o sucesso de grandes projetos.

 

Ele desempenha um papel fundamental para uma gestão eficiente de tempo, controle de recursos e custos que serão envolvidos durante a obra. 

 

Para evitar problemas como desperdícios, baixa produtividade e perda de prazo de entrega, é fundamental ter um cronograma anual bem estruturado, para garantir que as atividades de construção civil sejam feitas com êxito.

 

As principais vantagens de estruturar um cronograma anual para obras da construção civil são: 

  • bom planejamento: com o cronograma, será possível planejar todas as etapas da obra, desde a preparação do terreno, até a entrega com a construção completa;

  • controle de custos: possibilita estimar todos os custos com as fases da obra. Com isso, você evitará gastos excessivos com materiais;

  • gestão dos recursos: garante que todos os materiais necessários estejam disponíveis para a realização da obra.

 

Além disso, com o cronograma bem estruturado, é possível cumprir com os prazos estabelecidos, garantindo assim a satisfação do cliente.

Dicas para desenvolver o cronograma anual na construção civil

Para garantir o sucesso de um projeto, é fundamental ter um cronograma de obras bem planejado, para garantir que todas as metas da obra sejam cumpridas.

.

A seguir, a Faz Forte preparou algumas dicas importantes e um passo a passo de como montar um cronograma de obras. Confira!

Faça um planejamento inicial

Antes mesmo de criar o cronograma anual, é necessário que você liste quais são as atividades da obra, e assim definir:

  • estimativa de gastos e lucros;

  • necessidades de recursos;

  • mão de obra necessária;

  • materiais que serão utilizados;

  • fornecedores.

 

Faça um planejamento inicial realista e tenha uma boa comunicação com os seus clientes, colaboradores e fornecedores. 

Tenha um bom acompanhamento e controle

Sempre que possível, acompanhe o andamento da obra para identificar possíveis problemas e corrigir de maneira imediata, ou delegue essa função. 

 

Se necessário, faça ajustes no cronograma caso alguma etapa da obra esteja com andamento inadequado.

 

Para um acompanhamento preciso na construção civil, existem duas metodologias muito utilizadas, a Linha de balanço e Método de Gantt.

 

A linha de balanço é utilizada em obras maiores e mais complexas, ajudando no ajuste do ritmo da obra. Já o Método de Gantt, é mais utilizado em obras de menor porte e complexidade. 

Utilize softwares para a criação do cronograma

Softwares como o Gantt Chart e Microsoft Project são utilizados para a criação de cronogramas anuais bem elaborados, onde é possível registrar todos os dados da obra. 

Invista no treinamento da equipe

Para que todas as etapas do cronograma anual da construção civil sejam seguidas corretamente, é essencial garantir um treinamento adequado da equipe de colaboradores, para evitar erros e atrasos nas entregas.

 

Continuando no blog da Faz Forte, você encontra um artigo com dicas de como lidar com imprevistos financeiros durante a obra!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?