5 sinais de que seu condomínio está com uma caixa d’água deteriorada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Faz Forte 5 sinais de que seu condominio esta com uma caixa dagua deteriorada

Tomar cuidados com a sua caixa d’água é algo indispensável para todos os administradores de condomínios, visando que os condôminos continuem usufruindo de serviços de abastecimento com qualidade e segurança. Para garantir o bom estado e uso da caixa d’água, deve-se realizar a manutenção preventiva, que envolve, entre outras coisas, perceber indícios de que ela está se deteriorando.

Confira abaixo cinco desses sinais!

Contas de água muito altas

O administrador de um condomínio deve efetuar uma gestão hídrica bastante cuidadosa. Caso as contas de água do condomínio estejam muito altas sem que o consumo médio tenha se alterado muito, nem a taxa do serviço tenha aumentado, é preciso investigar se não há defeitos nas torneiras e outros componentes hidráulicos (sifões, mangueiras, válvulas, hidrômetros) ou na própria caixa d’água.

Trata-se de uma inspeção rigorosa para detectar a verdadeira origem do aumento nas contas, sem descartar a hipótese de algum erro no momento da leitura dos hidrômetros.

Pequenos furos ou rachaduras

Durante a manutenção, é importante ficar atento à aparência da estrutura da caixa d’água, pois pequenos furos ou fissuras podem comprometer a funcionalidade do equipamento. Geralmente, olhos menos atentos nem percebem a existência desses inconvenientes e o resultado é que eles aumentam, e os vazamentos começam a ocorrer, reduzindo o nível de água e provocando prejuízos financeiros.

Quando se identificam essas falhas no começo, muitas vezes é possível remediar a situação com algumas estratégias, dependendo do material de que ela é feita. Mas, é necessário recorrer a profissionais especializados para evitar resultados negativos. Algumas estratégias são cola ou fitas apropriadas, cimento, fibra de vidro ou fibra de polietileno.

Em outros casos, mesmo sendo pequenas as fissuras, talvez a melhor opção seja a substituição da caixa d’água.

Vazamento entre a parede da caixa d’água e o flange

Quando há vazamentos entre a parede da caixa e o flange do adaptador, é preciso conferir se:

  • O furo na caixa é maior do que o necessário para o adaptador com flange;
  • O furo está abaixo do rebaixo plano;
  • O anel de vedação do adaptador está com defeito ou foi colocado em posição errada;
  • O adaptador apresenta frouxidão.

No primeiro caso, pode-se usar um adaptador de flange maior. No segundo caso, é preciso substituir a caixa d’água. No terceiro e quarto casos, deve-se colocar o anel de vedação na posição certa (ou substituí-lo) e apertar o adaptador.

Caixa muito cheia, transbordando

Se a caixa do condomínio está transbordando água pela tampa, convém verificar problemas na torneira boia. Será necessário corrigir o problema ou substituir a torneira boia, em casos em que não é possível remediar a situação.

Outra recomendação é instalar um extravasor na caixa d’água para que ela não transborde.

Ruptura na curva entre a parede e a base

Caso se perceba ruptura entre a parede da caixa e sua base, é preciso identificar se:

  • A base está sem apoio;
  • Se o furo na parede chegou à região de curvatura.

Para sanar esse defeito, é necessário substituir a caixa d’água, corrigir a base e realizar outro furo utilizando o gabarito correto (vem junto com a caixa). Uma boa solução é comprar caixas de metal, que não sofrem com problemas de rupturas e furos.

Já percebeu algum desses sinais na caixa d’água do condomínio que administra? Já teve algum desses problemas? Transtornos assim são habituais onde você mora? Conte suas experiências! Aproveite os espaços a seguir e deixe seu comentário!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×