Como é feito o seguro de obra de construção civil? Entenda aqui

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Apesar das várias medidas de segurança adotadas atualmente, a contratação do seguro de obra de construção civil ainda é desejável e ajuda a proteger o empreendimento e os trabalhadores envolvidos no projeto.

 

Essa garantia funciona como outros seguros, como o de residência, veículo, de vida, entre outros, e visa garantir recursos financeiros para caso algum acidente ou falha inesperada ocorra.

 

Para entender melhor o que é o seguro de obra e como contratá-lo, acompanhe o post.

O que é um seguro de obra?

O seguro de obra de construção civil é um instrumento financeiro utilizado para proteger os interesses dos envolvidos em um projeto ou cronograma de construção

 

Desde danos materiais até responsabilidade civil, essa modalidade de seguro oferece uma rede de segurança essencial para construtores, proprietários, arquitetos e demais profissionais do setor.

Quem pode adquirir um seguro de obra?

Entre as partes que podem se interessar em contratar o seguro na construção civil, podemos citar construtores, empreiteiras, proprietários de imóveis e profissionais como arquitetos e engenheiros.

 

Esses agentes têm responsabilidade direta ou influência no projeto e, portanto, podem buscar essa proteção, adaptando a apólice conforme as necessidades específicas do empreendimento.

Quais são as vantagens do seguro de obra de construção civil?

A lei determina que é obrigatório fazer seguro de obra construção civil, porém, mais do que a adequação a uma norma, essa contratação traz uma série de benefícios. Destacamos aqui os principais.

Proteção financeira

O seguro de obra oferece uma proteção para possíveis imprevistos financeiros na obra, contra vários riscos, como incêndios, inundações e danos estruturais, garantindo que os custos de reconstrução ou reparo não sobrecarregue exclusivamente os responsáveis pela construção.

Responsabilidade civil

O seguro protege contra reclamações de terceiros por danos pessoais ou materiais, preservando a integridade financeira e a reputação dos profissionais do setor.

Cumprimento de prazos

Algumas apólices incluem cobertura contra perdas financeiras devido a atrasos, incentivando construtores a cumprirem os prazos e minimizando custos adicionais.

Cobertura personalizada

O seguro permite a personalização das coberturas, com contratos adaptados aos riscos específicos de cada projeto de construção.

Qual o valor de um seguro de obra de construção civil?

Em geral, um seguro de obra de construção civil tem valor entre 0,2% e 0,3% do valor da obra, mas o valor varia conforme as características da obra e as coberturas contratadas.

 

Com uma avaliação cuidadosa, é possível perceber que o seguro tem um valor baixo e que pode representar uma grande economia caso algo dê errado na obra, algo realmente possível. 

 

Em uma reforma de R$ 400 mil, por exemplo, o custo do seguro pode ser de apenas R$ 800, em média.

 

A contratação de um seguro de obra de construção civil é uma medida preventiva que pode garantir a viabilidade do projeto e uma grande economia em caso de acidentes ou outros problemas.

 

Além disso, promove a responsabilidade e a conformidade legal dos projetos de construção, endossando a seriedade do trabalho. Porém, é preciso tomar cuidado e evitar a inadimplência para que o seguro mantenha a validade.

 

Continue acompanhando o blog da Faz Forte para mais informações sobre diversos aspectos da construção civil e aproveite para conhecer as opções de caixas d’água e reservatórios metálicos para diversas finalidades! 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?