Combate ao ZiKa Vírus .

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O vírus ZIKV transmite uma infecção, e o agente transmissor já é bem conhecido no Brasil, o Aedes aegypti, transmissor também da dengue e febre chikungunya.

O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

O contágio ocorre quando o mosquito transmissor, contaminado pelo vírus, pica o indivíduo, depois de picado o tempo para que apareçam os primeiros sintomas são geralmente de 3 a 12 dias dependendo do caso e organismo.  Casos de microcefalia estão sendo constatadas correlacionadas a presença do vírus em gestantes, aumentando a preocupação sobre a doença.

O ciclo de reprodução também já um velho conhecido da população, a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.ad63a91e-4cfb-46a2-97e7-ff73b6b31c7

O combate deve ser realizado direto ao mosquito transmissor. O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o Zika vírus.

Limpar o quintal evitando o acumulo de água, limpeza de reservatórios de água potável, vasos de plantas,  ou qualquer outro recipiente que possa acumular água, diminuí a oferta para procriação do mosquito, se todos nos conscientizarmos e fizermos nossa parte, já será uma grande vitória contra o mosquito transmissor e as doenças transmitidas por ele.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×