Uso de bebedouros aumenta produtividade de bovinos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um estudo das Faculdades Associadas de Uberaba aborda as vantagens em utilizar reservatórios na criação de gado de corte e leite. Intitulado de “Água: Uso de Bebedouros e sua influência na produção de bovinos em pasto”, o artigo mostra que o animal só tem a ganhar ao deixar de ingerir água vinda de açudes, córregos e riachos.

Dados da pesquisa mostram que o volume consumido de água causa impacto direto no desempenho produtivo e no bem-estar de bovinos, uma vez que este é o mais importante nutriente para o organismo animal, mas é de grande valor que esta água tenha qualidade.

Gado que usa bebedouro apresenta maior ganho de peso

Gado que usa bebedouro apresenta maior ganho de peso

Fornecer água ao bovino através de bebedouro traz benefícios, principalmente por ela ficar distante de contaminantes, aponta o estudo. Os animais que têm acesso direto aos açudes, córregos e riachos acabam deixando dejetos na água e em áreas adjacentes. Já os bebedouros oferecem água de melhor qualidade, limpa, fresca e com fácil acesso.

Outro ponto relevante é que o uso dos reservatórios ao invés de fonte natural resulta em um maior consumo de água e ganho de peso dos animais Já foi observado que ao dar as duas opções de ingestão, os bovinos demonstraram preferência por utilizar bebedouro e apresentaram ganho de peso diário superior em 29% em relação aos animais que só bebiam em açude.

O bebedouro pode ser do tipo basculante ou australiano e sua capacidade vai depender da quantidade de gado que irá usufruir do recipiente. O produto também faz parte do know-how da FAZ FORTE CAIXAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS. Para conhecer a linha de bebedouros e comedouros da empresa, clique aqui.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?