Um estudo das Faculdades Associadas de Uberaba aborda as vantagens em utilizar reservatórios na criação de gado de corte e leite. Intitulado de “Água: Uso de Bebedouros e sua influência na produção de bovinos em pasto”, o artigo mostra que o animal só tem a ganhar ao deixar de ingerir água vinda de açudes, córregos e riachos.
Dados da pesquisa mostram que o volume consumido de água causa impacto direto no desempenho produtivo e no bem-estar de bovinos, uma vez que este é o mais importante nutriente para o organismo animal, mas é de grande valor que esta água tenha qualidade.
Fornecer água ao bovino através de bebedouro traz benefícios, principalmente por ela ficar distante de contaminantes, aponta o estudo. Os animais que têm acesso direto aos açudes, córregos e riachos acabam deixando dejetos na água e em áreas adjacentes. Já os bebedouros oferecem água de melhor qualidade, limpa, fresca e com fácil acesso.
Outro ponto relevante é que o uso dos reservatórios ao invés de fonte natural resulta em um maior consumo de água e ganho de peso dos animais Já foi observado que ao dar as duas opções de ingestão, os bovinos demonstraram preferência por utilizar bebedouro e apresentaram ganho de peso diário superior em 29% em relação aos animais que só bebiam em açude.
O bebedouro pode ser do tipo basculante ou australiano e sua capacidade vai depender da quantidade de gado que irá usufruir do recipiente. O produto também faz parte do know-how da FAZ FORTE CAIXAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS. Para conhecer a linha de bebedouros e comedouros da empresa, clique aqui.
Comentários no Facebook