Tempero aromático pode ser aliado na purificação da água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Cientistas norte-americanos e mexicanos descobriram que um tempero que existe em abundância no Brasil é capaz de eliminar impurezas e retirar metais pesados da água. Essa erva é o Coentro, originalmente cultivada no Mediterrâneo,  muito usada em diversas partes do mundo. 

Segundo os pesquisadores, o interesse em estudar o Coentro partiu dos resultados que a planta mostrou ao ser usada para filtrar o sangue e eliminar os radicais livres do corpo. Novas experiências mostraram que as células que compõem o Coentro são capazes de reter facilmente alguns metais como níquel.  Existem projetos para testar se a planta também é eficaz para eliminar produtos mais tóxicos, como o mercúrio.

Essa pode ser uma alternativa para países em desenvolvimento, que utilizam o carvão ativado como procedimento de purificação, que é uma tecnologia avançada, porém muito cara.

O Coentro foi mais eficaz na purificação da água do que os métodos convencionais

O Coentro foi mais eficaz na purificação da água do que os métodos convencionais

O objetivo da pesquisa é encontrar uma alternativa de baixo custo e também sustentável, que dependem de materiais naturais como micróbios e plantas. No momento da troca de filtros de água, um pouco de coentro poderá ser usado para lavá-lo, antes de ser descartado.

 A pesquisa apontou ainda que o poder do Coentro está na estrutura das paredes celulares exteriores da planta, que a tornam ideal para absorver metais tóxicos. Por enquanto o estudo foi realizado em pequena escala, mas mesmo assim já foi possível afirmar que o Coentro foi mais eficaz na purificação da água do que os métodos convencionais.

Além desta propriedade de purificar a água, a FAZ FORTE lembra que o  coentro é uma erva aromática rica em diversos nutrientes, vitaminas A, C e K, tiamina, riboflavina, ácido fólico e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por ter muitas propriedades, muitas pessoas utilizam para combater ainda a insônia e a ansiedade.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?