Sistema transforma neblina em água potável

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Santiago e do MIT nos Estados Unidos produziram um novo sistema de geração de água potável através da neblina. A tecnologia é capaz de armazenar praticamente todo o nevoeiro, garantindo água a lugares secos, como parte do Chile.

Para converter a neblina em água, o sistema é baseado numa malha vertical fina, parecida com as redes usadas para jogar tênis de quadra. A umidade da neblina é captada através de uma estrutura e depois uma forte proteção transforma o fenômeno natural em água. A inspiração para este projeto veio de plantas das regiões áridas que utilizam um sistema semelhante para obter o líquido.

Sistema é semelhante ao usado por plantas

Sistema é semelhante ao usado por plantas

As expectativas dos cientistas são as melhores em relação a este sistema, mesmo apresentando um certo grau de dificuldade por depender  das variações climáticas para ser realizado. Porém, de acordo com os pesquisadores, a natureza já fez o trabalho mais difícil – evaporar a água, tirar o sal e condensar as gotas. O que precisa ser feito é colher a neblina.

A técnica desenvolvida pelos cientistas chilenos aprimora algo que já estava em andamento em outros 17 países, porém não podem ser comparados ao trabalho recente pois este é cinco vezes mais eficiente. A malha utilizada no processo para capturar a neblina possui furos bem pequenos, por onde é impossível ocorrer a evasão da água acumulada.

No Chile a falta d’água é algo banal, tanto que não é difícil o Governo decretar estado de emergência em algumas localidades, como Coquimbo e Valparaiso, no norte do país. Lá, racionar água é algo necessário, principalmente no verão.

Com informações do Portal Ciclo Vivo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?