Saiba os impactos ambientais de consumir água engarrafada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Muitos sabem o quanto uma garrafa PET pode ser prejudicial ao meio ambiente. Existem os impactos diretos e indiretos que devem ser considerados na hora de adotar o hábito de tomar água de outras fontes. Um exemplo é a extração de petróleo para a fabricação das garrafas.

Muitos consideram apenas os impactos diretos, ligados à produção da garrafa até o envase da água. Para a análise do ciclo de vida é preciso considerar o consumo de matérias-primas e  recursos naturais, como consumo de água e energia, emissões atmosféricas, geração de efluentes líquidos e geração de resíduos sólidos.

Mesmo na reciclagem da garrafa devem ser considerados os impactos dessa ação, que são semelhantes aos anteriores. Hoje a taxa de reciclagem é 50%, e uma garrafa PET gera o equivalente resíduos equivalente a oito vezes seu peso. Tais resíduos são analisados pelas emissões atmosféricas, resíduos sólidos e efluentes líquidos.

Garrafas também podem ser matéria-prima para artesanato

Garrafas também podem ser matéria-prima para artesanato

Já os impactos indiretos são causados principalmente pelo transporte das garrafas, que inicia no envase e termina no local de consumo. Nesta etapa é emitido  muitos gases, em especial o dióxido de carbono, principal responsável pelo agravamento do efeito estufa.

Reaproveitamento

Como apenas 50% das garrafas são recicladas, existem muitas maneiras de reaproveitá-las. Através do artesanato é possível soltar a imaginação e fazer objetos incríveis. Em apenas 10 minutos em um site de buscas é possível encontrar a maior diversidade de produtos, como horta suspensa, boliche para crianças, vasos, embalagens para presente, etc.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?