Saiba como evitar acidentes com caixas d’água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As caixas d’água são equipamentos essenciais para garantir o armazenamento adequado de água em estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais. É importante ressaltar que é necessário ter uma série de precauções com testes reservatórios. Para isso, a Faz Forte preparou um conteúdo com dicas de como evitar acidentes com caixas d’água, garantindo segurança e também um bom funcionamento. Boa leitura!

Dicas para evitar acidentes com caixas d’água

Para evitar acidentes com caixas d’água, é importante seguir alguns passos cruciais. A seguir, a Faz Forte apresenta 3 dicas fundamentais para evitar acidentes com caixas d’água.

Instalação feita por um profissional qualificado

A primeira dica é a mais importante, é de que você busque por profissionais capacitados para realizar a instalação. Com um profissional qualificado, você evita problemas no futuro, garantindo uma instalação correta do reservatório. Entre os pontos a serem considerados ao contratar um profissional qualificado, estão:

Experiência e conhecimento

  • Expertise técnica: o profissional qualificado e experiente, tem todos os conhecimentos técnicos necessários para assim avaliar corretamente o local de instalação, fazer o dimensionamento da caixa e também escolher os materiais adequados.
  • Normas de segurança: profissionais capacitados estão cientes das principais normas de segurança vigente, garantindo que a instalação seja realizada conforme padrões estabelecidos, minimizando possíveis riscos. 

Adequação do local de instalação 

  • Estudo do local de instalação: antes de realizar a instalação, o profissional será responsável por avaliar o local onde a caixa será instalada. Ele será responsável por analisar a estrutura existente, qual capacidade de suporte e se possui uma boa acessibilidade para a realização de manutenções.
  • Fixação e nivelamento: é essencial que a caixa d’água seja nivelada e fixada de maneira correta. Um bom profissional saberá como realizar estes processo, para assim evitar riscos de vazamentos e deslocamentos.

Escolha dos materiais e acessórios adequados

  • Materiais de qualidade: o profissional de instalação irá utilizar materiais apropriados para a instalação da caixa d’água.
  • Conexões adequadas: são utilizadas conexões e acessórios correios que garantem a integridade dos sistemas, como as tubulações e válvulas.

 

A instalação de uma caixa d’água deve ser realizada por um profissional capacitado, como um encanador ou engenheiro hidráulico.

Limpezas e manutenções 

É importante ter cuidados com a limpeza e manutenção do reservatório. O recomendado é de que as limpezas sejam realizadas a cada 6 meses ou conforme as necessidades, principalmente em casos de regiões com má qualidade da água.

 

Para realizar as limpezas e manutenções sem riscos, é importante seguir alguns passos, como:

  • esvaziamento prévio: antes das limpezas serem realizadas, é necessário esvaziar a caixa d’água para evitar acidentes com a água em movimento;
  • produtos adequados: devem ser utilizados produtos específicos para a limpeza, seguindo sempre instruções de uso e segurança;
  • equipamentos de proteção: nas limpezas, é importante utilizar itens de proteção, como luvas, óculos e máscaras para evitar o contato direto com produtos químicos e impurezas.

Lembre-se que também é necessário a realização de manutenções preventivas, para assim identificar e realizar a correção de possíveis problemas.

Além disso, é necessário ter algumas precauções gerais, como:

  • utilizar tampas de segurança;
  • registros de manutenção;
  • sinalização;
  • treinamentos e conscientização.

 Agora que você já sabe como evitar acidentes com caixa d’água, saiba como fazer a manutenção das bombas da caixa d’água.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?