Reciclagem do plástico

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O plástico sempre foi uma preocupação no meio ambiente por ser o material de mais difícil decomposição que existe, anualmente são despejados cerca de 100 milhões de toneladas em todo mundo.  Polietileno é o plástico mais comum na terra, composto de átomos de carbono e hidrogênio ligados entre si em cadeias longas, o polietileno é uma substância extremamente difícil de decompor. Por não reagir com muitos componentes, é praticamente impossível que o material se degrade no ambiente.

Pensando nisso químicos chineses desenvolveram um método eficiente para converter o polietileno, principal matéria prima do plástico, em combustível liquido, contribuindo de forma significativa para poluição ambiental mundial.

A única forma de eliminação do composto era através da queima em altas temperaturas, processo que é altamente poluente.  A transformação em combustível líquido foi uma grande solução para um problema que há décadas é pesquisado um método limpo para eliminação. 18964850_Dleuk (1)

“Os nossos produtos são muito mais limpos do que os obtidos por métodos convencionais [combustão]”, disse o pesquisador, acrescentando que o método é também mais fácil de controlar, podendo ser utilizado, inclusive, como um combustível para motores a diesel. Isso foi provado através da degradação de pequenas amostras de sacos de plástico, garrafas e embalagens de alimentos.

O processo inda não é detalhado, pois está em fase de aperfeiçoamento, atualmente consegue-se eliminar pequenas quantidades e um dos desafios é aumentar a produção para eliminar as toneladas descartadas. Contudo é uma esperança para um reaproveitamento melhor do plástico, diminuindo a quantidade descartada e a poluição pelo composto.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?