Como avaliar e melhorar a qualidade da água para o consumo humano?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O processo de avaliação da qualidade da água para o consumo humano é crucial para garantir saúde e segurança para a população. A Faz Forte preparou um conteúdo, com os principais parâmetros de qualidade da água para o consumo humano. Confira a seguir!

Avaliações feitas para identificar a qualidade da água

A água pode passar por alguns processos para identificar a sua potabilidade para o consumo humano. Entre esses processos, estão:

  • testes laboratoriais: a realização de testes laboratoriais, de maneira regular, é crucial para identificar a presença de possíveis contaminantes. Podem envolver testes para bactérias, vírus, metais pesados e produtos químicos;

  • análise química: é realizado a análise da composição química da água, para assim garantir que ela esteja conforme as normas das autoridades de saúde;

  • avaliação de sabor e odor: é importante a realização da avaliação do sabor e odor. Águas com odores fortes e com sabor, podem ser um indicativo que a água está contaminada e imprópria para o consumo humano. 

  • monitoramento da temperatura da água: a temperatura da água é crucial, pois ela pode afetar na proliferação de microrganismos.

Critérios que indicam a potabilidade da água

Existem alguns critérios que indicam a qualidade da água para o consumo humano. Os critérios utilizados para indicar a qualidade da água são estabelecidos por padrões de órgãos reguladores e organizações de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira, a seguir, alguns dos critérios que indicam a potabilidade da água.

Parâmetros físicos

Entre os parâmetros físicos da água, estão a turbidez e a cor. A turbidez se refere a redução da transparência da água, por conta dos materiais sólidos flutuando na água.

Já quando a água apresenta uma coloração, pode ser por conta de elementos desenvolvidos no líquido, como:

 

  • ferro;

  • algas;

  • resíduos.

A água própria para o consumo humano deve ser incolor.

Parâmetros químicos

O pH é responsável por medir a acidez ou alcalinidade da água. Com isso, as águas que possuem pH entre 6,5 e 8,5 são consideradas ideais.

Além disso, é importante realizar a verificação de metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, que podem ser tóxicos em altas concentrações.

Outros parâmetros também são considerados, como:

  • parâmetros biológicos: são realizados testes para identificar micro-organismos presentes, que pode ser um sinal de contaminação da água;

  • parâmetros orgânicos: avaliações de substâncias químicas orgânicas que podem estar presentes na água.

Processos para melhorar a qualidade da água

Após a realização dos testes da qualidade da água, alguns processos são realizados para garantir a melhoria da qualidade da e proporcionar a potabilidade para o consumo humano:

  • tratamento adequado: são implementados sistemas de tratamentos para a remoção de contaminantes. Durante este tratamento, são feitos processos de filtração, desinfecção, sedimentação e coagulação;

  • manutenção da infraestrutura: a manutenção das infraestruturas regularmente é importante para garantir que o sistema funcione corretamente;

  • tratamento residual: o tratamento residual é essencial para assim garantir a qualidade da água até o transporte para a população;

  • ajuste do pH: caso necessário, é realizado o ajuste do pH para se adequar aos padrões;

  • filtração: são utilizados filtros para a remoção de sedimentos da água e também de partículas sólidas;

  • desinfecção: são aplicados agentes desinfetantes, como o cloro, para a eliminação de microrganismos patogênicos.

Lembre-se que é fundamental que os processos de avaliação e melhoria da qualidade da água envolvam autoridades da saúde, comunidades locais e gestores de recursos hídricos.

Assim, será possível manter a regularidade, ações preventivas e transparência em relação à qualidade da água que será consumida pela população.

Continue no blog da Faz Forte e saiba quanto tempo dura a água da caixa d’água

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?