Qualidade da água é controlada por Portaria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A água é considerada potável quando está própria para o consumo humano, sem riscos de transmitirem doenças por contaminação. Em geral, principalmente na área urbana, a água passa por tratamentos que visam reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos à saúde pública.

Os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano, além do padrão de potabilidade são estabelecidos no Brasil através da Portaria do Ministério da Saúde n.º 518, de 25 de março de 2004.

A água passa por tratamentos que visam reduzir a concentração de poluentes

A água passa por tratamentos que visam reduzir a concentração de poluentes

De acordo com a portaria, toda a água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade, estando sujeita à vigilância. No entanto, isto não se aplica às águas envasadas e a outras, cujos usos e padrões de qualidade são estabelecidos em legislação específica.

Os critérios de avaliação da qualidade de água bruta e o tratamento e adequação para abastecimento para o consumo humano são encontrados na NBR 12.216 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Projeto de Estação de Tratamento para Abastecimento Público) e na Resolução Conama nº20, de 18 de junho de 1986, do Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Existem diferentes métodos de tratamento, mas em geral todos fazem as etapas que a FAZ FORTE explica abaixo:

1. Pré-cloração e Floculação: depois de uma filtração inicial para retirar fragmentos sólidos de grande tamanho, é adicionado o cloro e outros produtos químicos que fazem com que as partículas sólidas precipitem formando flocos.

2. Decantação: nesta fase são eliminados os flocos e outras partículas presentes na água.

3. Filtração: a água é passada por diversos filtros para eliminar a areia e outras partículas que ainda possam ter ficado, eliminando, assim, a turbidez da água.

4. Cloração e Envio à Rede: para eliminar os microorganismos mais resistentes e para a desinfecção dos canos da rede de distribuição. Com informações da InfoEscola.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?