Projeto Guardião das Águas incentiva economia de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A principal fonte de abastecimento da Grande São Paulo, o Sistema Cantareira, está enfrentando uma das piores estiagens dos últimos anos. Como os níveis de reservatórios estão muito baixos, a Sabesp está pedindo ajuda à população através do projeto Guardião das Águas.

Cartazes que levam dicas e orientações à população alertam para o desperdício d’água. Um deles tem o seguinte dizer: “Gotejando, uma torneira desperdiça 46 litros d’água por dia. Isto é, 1380 litros no mês! Conserte vazamentos e economize água.” Além da conscientização, a proposta é dar desconto para os consumidores da região metropolitana que são abastecidos pelo Sistema Cantareira que economizarem água.

O projeto iniciou com 11 municípios e hoje conta com 31. Para receber o benefício é preciso reduzir o consumo em 20% para que a tarifa caixa 30% no mês seguinte. A medida foi necessária porque estamos atravessando a maior estiagem dos últimos 84 anos, além do aumento da temperatura, que foi o mais alto dos últimos 70 anos.

A meta é chegar a 6 m³ por segundo de água economizada

A meta é chegar a 6 m³ por segundo de água economizada

O projeto Guardião das Águas irá oferecer benefício a quem reduzir o consumo até dezembro de 2014. Desde o início, 37% dos consumidores conseguiram o benefício e o total economizado é de 4,1m³ por segundo, quando começou a redução era de pouco mais de 1m³. A meta é chegar a 6 m³ por segundo de economia, o que equivale a mais de 518 milhões de litros de água por dia.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?