Profissionais são especialistas em degustar água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A água pura e potável não deve ter cheiro, sabor e cor.  Para alcançar essas qualidades, antes de chegar ao reservatório que será armazenada, é realizado um tratamento para melhorar essas qualidades e torná-la indicada ao consumo. O que pouca gente sabe é que existem profissionais capacitados para degustá-la e avaliar essas características. 

As amostras têm que ser colocadas em pequenos vidros

As amostras têm que ser colocadas em pequenos vidros

Os degustadores de água são treinados para descobrir cheiros e gostos que nenhuma pessoa normal seria capaz de perceber. Além dos 4 gostos clássicos – amargo, doce, salgado e ácido -, existem  34 odores como cloro e frutal e 8 sensações como oleosa ou metálica.

A degustação tem que seguir um ritual: não é permitido o uso de cosméticos ou comer e beber antes da avaliação. Todo o trabalho é desenvolvido numa sala branca, com temperatura controlada. Antes de iniciar o processo, os degustadores tomam água desmineralizada para limpar o paladar e respondem um questionário sobre o humor, que pode alterar o resultado. As amostras têm que ser colocadas em pequenos vidros, já que o plástico pode alterar o sabor.

Uma das exigências para se tornar um degustador profissional de água é não ser fumante e ter um paladar apurado, porém todos são treinados para conseguir diagnosticar o maior número de percepções possíveis. Geralmente, esses profissionais trabalham em concessionárias de água e garantem a milhões de consumidores a excelência do produto.

Muitas vezes a análise da água começa nos mananciais e termina no cavalete das residências ou indústrias. No entanto, as concessionárias afirmam que é preciso que o consumidor final mantenha os reservatórios d’água limpos para garantir a qualidade.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×