Produção de alimentos e água: vínculo inseparável

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A relação entre cultivo de alimentos e água é muito próxima. Portanto, se uma faltar, a outra também ficará escassa. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção rural responde por mais de 70% do uso da água no mundo.

 A FAO destacou ainda que o volume de água disponível para a agricultura cairá em 40% até 2050. Essa realidade é semelhante ao que ocorre com as terras: em nível mundial, há recursos suficientes, porém mal distribuídos.

Na produção de um lanche, por exemplo, são necessários mais de 2 mil litros de água

Na produção de um lanche, por exemplo, são necessários mais de 2 mil litros de água

Para se ter uma idéia da relação entre as duas coisas, na produção de um lanche médio (duas fatias de pão, carne, tomate, alface, cebola e queijo) são consumidos mais de 2 mil litros de água. Já para um prato de arroz com carne e verduras são necessários cerca de 4 mil litros e, para um bife suculento é preciso de aproximadamente 7mil litros.

Segundo a FAO, a agricultura irrigada é responsável pela maior parcela do consumo mundial de água, o que pode ser revertido mudando práticas agrícolas, como tipos de cultivos e os métodos de irrigação. No entanto, a FAZ FORTE acredita que um trabalho em conjunto com entre governantes, indústrias e população pode trazer resultados maiores, por isso este Blog sempre traz dicas e informações a respeito do uso eficaz de água, para que este recurso natural consiga seguir seu ciclo hidrológico, evitando a escassez.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?