Pressão da água: como afeta cada tipo de reservatório?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A pouca pressão da água, pode não interferir em alguns contextos, já em outros, causa contratempos nas atribuições das rotinas industriais, domésticas e agropecuárias. Contar com reservatórios que proporcionem um fluxo de abastecimento satisfatório pode ser essencial nesses casos.

Ter por perto uma bomba de água é interessante, mas você já se perguntou como cada tipo de caixa d’água lida com a pressão da água? O blog da Faz Forte preparou o artigo a seguir, com esclarecimentos sobre esse assunto. Continue lendo e fique por dentro de como aumentar a pressão da água da caixa d água

Como funciona a pressão da água?

Em termos simplificados, imagine que o líquido armazenado no reservatório exerce um peso sobre ele mesmo. Esse peso causa pressão, que pode ser maior ou menor, de acordo com as medidas da coluna do reservatório e a altura em que foi instalado. 

Basicamente, quanto mais alto a água estiver, mais pressão na sua distribuição. É por isso que as caixas d’águas domésticas, geralmente, são instaladas no teto, para que assim, a água siga um curso natural para sair com mais pressão no chuveiro e nas torneiras.

Pressão da água em cada tipo de caixa d’água

Os níveis de pressão na vazão da água muda de acordo com o modelo de reservatório escolhido. Confira mais detalhadamente como isso acontece e entenda como escolher caixa d’água e como aumentar a pressão da água por gravidade.

Caixa d’água tipo taça coluna cheia

Esse reservatório metálico, também conhecido como castelo d’água ou torre, atende locais que não precisam de tanta pressão. Apresenta uma coluna cheia de líquido, em uma estrutura que pode chegar a ter até 50m de altura. 

  • Se instalada no ponto mais alto do terreno, a ação gravitacional favorece o abastecimento.
  • Cabe mais água, já que toda a extensão é preenchida.
  • Em caso de quedas de energia, o abastecimento não é interrompido, já que não depende exclusivamente da bomba d’água.

Caixa d’água tipo taça coluna seca

Por fora, ela é idêntica ao modelo de coluna cheia. Neste caso, a substância é mantida em um compartimento no ponto mais alto, enquanto o restante da torre fica vazia. 

  • Com o líquido no topo, a distribuição tem mais pressão.
  • Pode ser instalada longe do ponto de abastecimento, pois tem força para chegar nos tubos.
  • Quanto mais alto for o reservatório e quanto mais alto o ponto de instalação, mais longe a água chega.
  • Se estiver instalado no piso superior e acabar a energia, o abastecimento continua, sem depender de bombeamento.

Além da caixa d’água tipo taça, a caixa d’água tubular é outra versão que possibilita reunir coluna seca e cheia no mesmo item, proporcionando versatilidade para escolher usar toda sua capacidade ou apenas o topo. 

Caixa d’água cilíndrica

Esse reservatório pode apresentar diferentes níveis de água e é possível fabricá-lo com alturas mais elevadas, o que possibilita aumento na pressão da água, de acordo com cada demanda.

  • Tem visual mais largo que os outros tipos.
  • Não exerce tanta pressão, atuando como um reservatório para combate à incêndios, por exemplo.
  • Pode apresentar fundo reto para demandas convencionais, ou cônico, com pés para sustentação, ideal para canteiros de obras.
  • Útil para média ou pouca demanda de capacidade de água.

A Faz Forte tem a caixa d’água com a pressão que você procura!

Confira mais dicas para cuidar do reservatório de água e lembre-se de que boa parte do desempenho da pressão da água inclui a boa manutenção e limpeza da caixa d’água, canos e tubos.  

Entre em contato e conte com o suporte de engenheiros capacitados da Faz Forte para elaborar projetos personalizados para atender sua necessidade!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?