O que tem de diferente nas águas de Ibirá/SP

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ibirá, uma pequena cidade no interior paulista, recebe inúmeros turistas que vão em busca da sua água rica em minerais para tomar banhos medicinais, ingerir e até mesmo levar um pouco para casa. Mas qual será o segredo dessa famosa água termal?

Quer saber para que serve a água de Ibirá e quais os seus benefícios? Continue a leitura desse artigo exclusivo do Blog da Faz Forte que te explica sobre algumas  características únicas desse líquido. Acompanhe e boa leitura!

O que são águas termais?

Antes de falarmos sobre a água de Ibirá, precisamos entender o que são águas termais. As águas termais são um tipo de água aquecida pelo calor geotérmico, que vem do interior da Terra. 

Geralmente, elas brotam naturalmente do solo, podendo chegar em temperaturas de 36°C ou mais altas. Outra característica das águas termais, são relacionadas a quantidade de minerais presentes, pois esses itens costumam ter mais agentes saudáveis que as outras águas que consumimos diariamente.

Elas podem fazer bem para várias partes do corpo e organismo, principalmente a pele. Essas águas medicinais possuem um alto teor de:

  • potássio;
  • zinco;
  • cloretos;
  • magnésio.

Por isso, as águas de Ibirá são conhecidas por suas propriedades de rejuvenescimento.

A água de Ibirá é boa mesmo?

Há registro de que gregos e romanos faziam uso de águas termais para curar os males do corpo. Essas cenas são repetidas na cidade paulista de Ibirá, onde pessoas viajam de toda a parte do país para receber os benefícios das fontes naturais.

Quem vai direto na fonte, costuma relatar que a água tem um gosto forte e cheira a ovo. No entanto, muitos dizem que só no primeiro gole que é sentida uma diferença, pois o odor das águas de Ibirá é causado pelo sulfato presente na água termal.

Mas, o que dá a fama de medicinal a essas águas é a presença do vanádio. O vanádio foi descoberto na França, em 1801, por um fabricante de cosméticos. Ele usou a água da cidade de Vichy para fazer compressas em ferimentos e foi curado muito rápido.

A partir disso, ele passou a usar a água da fonte em cremes que fabricava. Depois de 20 anos, outro francês batizou a substância de Vanádio, homenageando a deusa da beleza Vanadis.

Por conta disso, as águas de Ibirá tem como seu maior benefício, o cuidado com a pele. Além disso, veja algumas vantagens:

  • modera as oxidações orgânicas, auxiliando o rejuvenescimento;
  • atua no mecanismo de ação da insulina, facilitando a entrada na célula que favorece o organismo do diabético;
  • ajuda o metabolismo dos carboidratos e lipídios, podendo atuar na redução do colesterol e das triglicérides;
  • possui efeito dermatológico cicatrizante;
  • atua também no cansaço físico e mental, proporcionando uma sensação de bem estar.

Se você está procurando relaxar e descansar, visitar as águas de Ibirá pode ser a solução perfeita.

Gostou desse conteúdo? Continue no Blog da Faz Forte e saiba mais sobre água, agricultura, sustentabilidade e reservatórios!


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?