O que é Aço Carbono

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Recebe o nome de aço carbono, matéria-prima da caixa d’água metálica,  a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. Na primeira fase, independente do produto, o ferro gusa é a base usada para criar as diversas famílias do aço, desde os mais rígidos aos mais estampáveis.

Existem muitos elementos para complementar o ferro para dar a dureza necessária. O carbono é o principal elemento endurecedor, já o manganês, silício e o fósforo ajustam o nível de resistência do aço. Porém é a quantidade de carbono que define a classificação: abaixo de 0,30% é considerado baixo carbono, de 0,30% a 0,60% é o médio carbono e o alto carbono é quando tem de 0,60% a 1%.

Cada tipo de aço carbono têm características e aplicações diferentes. Confira cada uma abaixo:

O carbono é o principal elemento endurecedor do aço

O carbono é o principal elemento endurecedor do aço

Baixo carbono: a resistência e dureza são baixas, mas a tenacidade e ductilidade são altas. É usinável e soldável, e oferece baixo custo de produção. Em geral não é tratado termicamente. É aplicado em construção civil, pontes, perfis estruturais, latas e folhas de flandres

Médio carbono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico. É aplicado em equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

Alto carbono: é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono. Geralmente, são utilizados temperados, com propriedade de manutenção de um bom fio de corte. É aplicado em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

 

Com informações do InfoMet

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?