Japão cria cidade-modelo com baixo consumo de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um antigo parque fabril será transformado numa cidade totalmente sustentável.  O local fica em Fujisawa, no Japão. Entre as metas está diminuir em até 30% o consumo de água no local. Isso acontecerá através do reuso de água da chuva, torneiras com sensores e arejadores. A energia também será sustentável, sendo proveniente de fontes renováveis, como a solar.

O plano será participativo, ou seja, os moradores que colaborarem com a iniciativa e atingirem os objetivos da cidade, como economizar energia, serão recompensados através de descontos em taxas de juros de financiamento imobiliário.

Cidade deverá ser exemplo a ser seguido

Cidade deverá ser exemplo a seguir

Os imóveis também serão sustentáveis, pois receberão iluminação natural constante, evitando aquecedores e refrigeradores de ambientes. As ruas ganharam luzes de baixo consumo e recarga para carros elétricos. Haverá incentivo para o uso de bicicletas através de ciclovias e estacionamento para elas.

A área onde será construída a cidade é de 19 hectares, equivalente a 24 estádios do Morumbi. Batizada de Fujisawa Sustainable Smart Town, a cidade receberá os primeiros habitantes em abril de 2014 e até 2018 cerca de mil famílias deverão  povoar o local.

O projeto é desenvolvido pela multinacional que operava no parque fabril. O investimento é de 1,3 milhão de dólares. O objetivo da empresa é que este seja um exemplo a ser seguido em diversas partes do mundo. Com as soluções apresentadas irão economizar em até 70% as emissões de gás carbônico em relação aos níveis detectados na região na década de 90.Com informações do Blog Docol.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?