Interior de São Paulo poderá enfrentar racionamento de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A seca já tem prejudicado outras regiões do País. No interior de São Paulo as cidades de Campinas, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, São Carlos e Descalvado poderão enfrentar um racionamento de água este mês.

O sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo e outros 5,5 milhões na região de Campinas, alcançou ontem (02) o menor patamar de uma década, com 21% da capacidade. A Sanasa, empresa que controla o abastecimento de água em Campinas, informou que se não chover até dia 20, o racionamento será inevitável.

Este ano a estiagem está sendo comparada com a de 1952, que aconteceu durante o inverno e foi a pior de todos os tempos. A diferença é que estamos no verão, época em que ocorre mais chuva.

Foto do rio Piracicaba - Divulgação

Foto do rio Piracicaba – Divulgação

O volume de chuva está entre 50% e 70% abaixo da média histórica desde setembro. As concessionárias de água já estão pedindo para que a população reduza o consumo em 50%. O rio Piracicaba registrou essa semana apenas 10% da média histórica e o “véu da noiva”, que geralmente transborda na cheia, está apenas um amontoado de pedras. A última vez que o rio esteve de maneira semelhante foi há 90 anos.

A Sabesp, administradora do Sistema Cantareira já informou que dará desconto de até 30% aos usuários da região metropolitana que reduzirem o consumo a partir de 20% em relação aos últimos 12 meses. Não há previsão de estender o benefício para Campinas. Com informações da Folha de S. Paulo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?