Idosos correm mais riscos de desidratação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A água é muito importante para o corpo humano, tanto que a média de consumo diário é de 2 litros por pessoa. Porém, com a correria do dia a dia muitos se esquecem de toma-la. Se isso acontecer com os idosos, as conseguências podem ser graves.

Muitas pessoas não sentem sede e acabam esquecendo-se de beber água durante o dia. Nos idosos isso é muito comum, principalmente se eles passarem um determinado período sozinhos. A desidratação pode ser grave e causar confusão mental, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito e até mesmo a morte.

Na terceira idade a desidratação é mais grave porque a quantidade de água que constitui nosso organismo diminui. Para se ter uma ideia, ao nascer o corpo humano é formado 90% de água, diminui para 70% na adolescência, 60% na fase adulta e na terceira idade fica em torno de 50%.

Idosos quase não sentem sede

Idosos quase não sentem sede

O organismo dos seres humanos é dotado de sensores que verificam o nível de água no corpo. Quando está baixo começam a aparecer às complicações, pois pouca água significa pouco sangue circulando, pouco oxigênio e sais minerais. Ao atingir esse nível, o corpo manda um sinal ao cérebro que nos envia a sensação de sede. Este sinal, no entanto, não é tão eficiente no organismo dos idosos.

Portanto, além de ter um nível mais baixo de água no corpo, há ainda um problema para perceber que está com sede. Ou, dependendo do caso, podem existir limitações físicas que impedem de tomar água sozinhos.

 Por isso, a dica da FAZ FORTE é, toda vez que você tiver oportunidade, incentive um idoso a tomar água!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?