Caixa d’água em condomínios: com qual frequência limpar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

De extrema importância para a saúde de todos, manter a devida limpeza das caixas d’água é dever de quem realiza a administração do imóvel. Em casos de condomínios, essa responsabilidade é repassada diretamente ao síndico ou à administradora contratada. Eles se tornam os encarregados de garantir a descontaminação da água.

A água dos reservatórios é responsável por abastecer todos os apartamentos, e acaba sendo aproveitada para atividades como cozinhar, banhos e até para a lavagem de roupas. No entanto, caso algum condômino passe mal após a utilização desse líquido, é possível que o síndico ou outro responsável seja acionado judicialmente.

Entenda a importância de limpar a caixa d’água

Mesmo que muitas pessoas utilizem filtros de água em suas casas, manter a higiene do canal de distribuição é indispensável, já que essa água também é consumida para a preparação de alimentos, banhos e até para lavar a louça

São muitos os benefícios de se ter uma caixa d’água higienizada:

  • garante o armazenamento seguro da água potável;

  • previne contaminações e proliferação de bactérias;

  • evita o entupimento de canos e torneiras;

  • impede a proliferação de agentes causadores de doenças, como o mosquito da dengue.

Qual a frequência recomendada?

A falta de higienização pode acarretar sérios problemas de saúde, pois o contato com germes, vírus e bactérias provenientes de uma possível contaminação pode gerar doenças como leptospirose e hepatite. Além disso, uma limpeza mal feita pode acarretar complicações diretamente no encanamento do prédio e pra resolver pode ser pior ainda.

A fim de garantir uma limpeza eficiente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui uma regulamentação específica para esse tipo de procedimento. Em suas normas, a vigilância sanitária sugere que uma vistoria seja realizada, pelo menos, a cada 6 meses.

Especialistas também indicam períodos do ano mais adequado para que a limpeza do reservatório de água seja efetuada, sendo em outubro e fevereiro. Assim, o condomínio pode estar preparado para o inverno e verão, épocas que ninguém deseja ficar sem água!

Por fim, a Anvisa também prevê que grandes reservatórios, tanto os tubulares quanto os modelos em taça, devem passar por um teste de potabilidade da água. Esse tipo de testagem deve sempre ser realizada por profissionais preparados ou empresas especializadas em qualidade de água.

Como limpar o reservatório do condomínio?

Entender qual a importância da limpeza é fundamental, mas existem cuidados e escolhas a serem feitas. A utilização de produtos químicos, por exemplo, só pode ser feita caso eles já sejam previamente autorizados pela Anvisa. Em casos de condomínios, a higienização dos reservatórios costuma ser feita com a contratação de profissionais e empresas experientes. Confira os métodos!

Limpeza robótica

De extrema praticidade, a limpeza robótica não possui a necessidade do esvaziamento da caixa d’água. Apesar de não possuir tempo de duração pré-definido, os moradores podem continuar a utilizar a água normalmente, já que a limpeza será feita integralmente por uma máquina que limpará o ambiente em 360º.

Limpeza manual

Esse caso é o mais comum, e deve ser feito por um técnico especializado no modelo de seu reservatório.  Antes de tudo, o profissional irá solicitar o fechamento do registro até 3 dias antes da limpeza, e o local deve estar completamente esvaziado para que ele possa entrar e fazer a higienização de maneira manual.

Esse modelo também não possui duração prévia, podendo variar de acordo com o tamanho da caixa d’água e quantas pessoas estão trabalhando nela, então o responsável pela administração do prédio deve sempre se programar com antecedência.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?