Estratégias para evitar atraso na obra no final do ano

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em épocas como o final do ano, é comum o aumento das demandas e, consequentemente, mais pressão para o setor da construção civil, incluindo as obras que por vezes acabam sendo entregues com atraso para os clientes. 

Esses atrasos podem ocorrer por uma série de fatores, como, por exemplo, mudanças inesperadas no projeto, falta de mão de obra, matéria-prima entregue com atraso pelos fornecedores, entre outros.

Neste conteúdo, a Faz Forte abordada estratégias para evitar atraso em sua obra no fim do ano. Aproveite a leitura!

Dicas para evitar atraso na obra

Para entregar uma obra no prazo, sobretudo no final do ano, é fundamental ter um bom planejamento desenvolvido, profissionais, materiais e fornecedores de excelente qualidade, além de buscar estipular prazos realistas e cumprir com os mesmos.

A seguir, confira 4 dicas que auxiliam a evitar o atraso na obra de final de ano!

Planejamento 

Ter um bom planejamento é essencial para qualquer obra, independente do período do ano, mas é importante redobrar esses cuidados quando o final do ano se aproxima. Dessa maneira, busque realizar um planejamento detalhado da obra, constando cronograma, prazos, etapas, além de planejar também a logística que envolverá a obra do início ao fim.

Algumas dicas para ter e cumprir um planejamento eficaz são:

  • adoção de um cronograma funcional;

  • adoção de metas e prazos para o projeto;

  • utilização de métodos estratégicos de planejamento, como o sistema de gestão 5W2H.

Saiba como lidar com imprevistos financeiros na obra.

Materiais e mão de obra de qualidade

Outro fator que não deve ser deixado de lado, é investir na qualidade e eficiência de materiais e mão de obra para sua construção. Uma vez que a mão de obra qualificada e os materiais bons não caracterizam um gasto, mas sim investimentos para entregar um serviço confiável e excelente para o cliente.

Dessa forma, procure pesquisar sobre a procedência da matéria-prima utilizada na obra, bem como investir em treinamentos para a equipe responsável por cada etapa da construção. Defina processos de trabalho com base em uma comunicação eficaz,  incentivando uma cultura de pertencimento entre os colaboradores.

Leia mais sobre como aumentar a produtividade na construção civil.

Cumpra seus prazos

Buscar cumprir os prazos estipulados é imprescindível para evitar atraso nas obras a serem entregues no final do ano. Os consumidores buscam empresas que oferecem e cumprem prazos realistas, além de prezarem pela transparência em relação às etapas da obra.

Sendo assim, seja sincero com seu cliente, explicando todos os processos da obra e o que eles envolvem, além de explicar que obras, por vezes demoradas, são resultados de um trabalho de qualidade. 

Estabeleça prazos e negociações com seus fornecedores também, a fim de evitar imprevistos em relação à entrega de materiais para a construção.

Tenha bons fornecedores

Escolher fornecedores de boa procedência é uma das estratégias fundamentais quando o assunto é construção civil, sobretudo quando o prazo está em jogo também. Além disso, pesquisar os prazos e qualidade de material e serviço dos fornecedores é algo importante a ser visto, evitando que o andamento da obra seja prejudicado.

Invista em fornecedores reconhecidos no mercado da construção civil, desenvolva uma boa comunicação e relacionamento com seus fornecedores e procure fazer orçamento com mais de uma empresa ou serviço. Assim, você tem uma maior garantia de obter os materiais desejados no momento em que mais precisa.

A Faz Forte tem como compromisso com os parceiros e clientes a entrega no prazo, além de ser uma empresa facilitadora para aqueles que querem obter êxito na construção civil. Continue no blog e acesse mais conteúdos relacionados! 

 .

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?