Entulho de construção civil passa a ter destino correto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Desde o segundo semestre de 2013 os resíduos produzidos pela construção civil têm destino ambientalmente correto. A iniciativa é da Prefeitura de Bauru/SP, em parceria com a Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru, que instituiu diretrizes para o descarte adequado.

 Em novembro do ano passado, os resíduos das construções particulares passaram a ser encaminhados a uma usina de reciclagem, que ficou responsável pela coleta, triagem e destino final dos materiais. A mudança trouxe conseqüência para o consumidor, uma vez que foi necessário ajustar o valor do aluguel das caçambas que são usadas nas obras.

Resíduos serão encaminhados para usina de reciclagem

Resíduos serão encaminhados para usina de reciclagem

 Por parte deste reajuste, o projeto recebeu muitas críticas. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte dos materiais deve ser compartilhada entre todos os geradores de resíduos, incluindo fabricantes, comerciantes e consumidores finais.

 No mesmo município, o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, regulamentado em 2011, entende que o responsável pelas obras é quem deve arcar com o custo do descarte adequado do entulho. Os idealizadores da Associação defendem que anteriormente os lixos recolhidos pelas caçambas eram descartados sem triagem em áreas de erosões, que já estão praticamente extintas na cidade.

Ao contratar uma caçamba, o consumidor precisa informar quais resíduos serão recolhidos. Em construções de grande porte, é necessário que a equipe de obra apresente um Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. O projeto prevê aplicação de multa se houver na caçamba um material diferente do que foi declarado, como lixo orgânico.

 

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?