Entenda as fases do tratamento de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Antes de chegar ao consumidor, a água fornecida pelas concessionárias passam por um rigoroso tratamento para eliminar os contaminantes.  O processo tradicional é dividido em fases,  e precisa ter rígido controle, principalmente por conter produtos químicos.

A FAZ FORTE explica abaixo como cada fase é desenvolvida. Confira:

Pré-cloração: o cloro é adicionado assim que a água chega à estação, isso irá auxiliar a remoção de matéria orgânica e metais.

Pré-alcalinização: após receber o cloro, são adicionados cal ou soda que irão ajustar o pH aos valores estabelecidos para o tratamento (pH 7 é considerado neutro, abaixo é ácido e acima é básico ou alcalino, sendo o ideal para consumo humano é um pH entre 6 e 9,5).

O tratamento tradicional é dividido em fases distintas

O tratamento tradicional é dividido em fases distintas

Coagulação: neste momento é colocado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou até mesmo outro coagulante, seguido de uma intensa agitação da água, para que assim as partículas de sujeira fiquem elétricas e mais fáceis de agregar.

Floculação: logo após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que irá provocar a formação de flocos com as partículas.

Decantação: é nesta etapa que a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

Filtração: após da decantação, a água é levada a tanques formados por pedras, areia e carvão antracito que serão responsáveis por reter a sujeira que sobrou da decantação.

Pós-alcalinização: em seguida é feita a correção final do pH da água, evitando a corrosão ou incrustação das tubulações.

Desinfecção: é a última adição de cloro no liquido antes de sua saída da estação de tratamento, que garantirá que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor.

Fluoretação: no final, o flúor é adicionado à água, como forma de prevenção a caries.

Com informações da Sabesp.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?