4 dicas para economizar água no seu condomínio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Faz Forte 4 dicas para economizar agua no seu condominio

A crise hídrica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos é reflexo de uma série de fatores geográficos, políticos, climáticos e também do uso inconsciente dos recursos naturais pela sociedade em geral. Mesmo com o aumento do volume de chuvas em 2015 e também durante o primeiro semestre de 2016, que elevou os níveis das represas e dos mananciais, a tarefa de economizar água deve ser internalizada por toda a população brasileira para que o país não sofra ainda mais com a falta de água potável.

Durante o período de racionamento, muitas pessoas adotaram hábitos que ajudam a economizar água em casa. Para quem mora em condomínios, o espírito coletivo é essencial para garantir que todos tenham acesso a esse recurso, evitando o desperdício.

Para que a tarefa de economizar água não seja uma preocupação apenas para o síndico, separamos quatro dicas fáceis de serem aplicadas no dia a dia e que ajudarão a economizar água no seu condomínio. Confira!

1. Reutilize a água da chuva

Durante a intensificação da crise hídrica, muitos condomínios optaram pelos reservatórios para armazenar água da chuva. Essa é uma ideia importante e que deve se manter contínua, pois com o reuso é possível economizar água potável em atividades como irrigação dos jardins ou lavagem da área externa do condomínio.

2. Fique de olho nos vazamentos

Um dos motivos que mais causam desperdício de água em condomínios são os vazamentos. Para evitar esse problema, é importante que os moradores se unam para verificar em suas residências se há vazamentos de água. Além disso, é interessante conversar com o síndico ou zelador do condomínio sobre a importância de manter inspeções regulares nas torneiras e nos canos do prédio, bem como na área social.

Esse acompanhamento é essencial para economizar água e também garantir a segurança da construção, já que vazamentos deixados por muitos anos podem interferir na estrutura do empreendimento.

3. Hidrômetros individuais

Economizar água é uma questão ambiental importantíssima que também está relacionada com a economia financeira. Por isso, muitos condomínios já estão adotando hidrômetros individuais, que permitem que cada morador pague somente pelo o que consome em sua residência. Esse fator pode ser uma boa motivação para que todos promovam em suas casas medidas para economizar água.

Caso seu condomínio ainda não tenha optado pelo hidrômetro individual, vale a pena conversar com o síndico sobre essa mudança que, nos dias de hoje, não tem um custo tão elevado.   

4. Cuidados com a piscina que ajudam a economizar água

Muitos condomínios contam com piscinas na área externa e a evaporação da água é um dos problemas mais comuns da conservação das piscinas. Sendo assim, para evitar a evaporação é necessário que o condomínio adquira uma capa ou lona para  cobrir o local e assim reduzir o problema em até  50%. Essa medida simples ajudará a economizar água e também a manter a piscina mais limpa.

Essas são as quatro dicas valiosas para economizar água no seu condomínio e estimular a todos a fazerem o uso consciente desse importantíssimo recurso natural. Para continuar por dentro das nossas dicas, não deixe de acompanhar as próximas postagens do blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×