É possível reduzir desperdício de água e energia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma das estratégias para minimizar os impactos ambientais é reduzir o desperdício de água e energia. Um estudo mostrou que o Brasil tem potencial para diminuir os gastos em aproximadamente 6% nas indústrias, 11% para o comércio e 15% nas residências.

O mais importante para economizar é saber identificar onde estão ocorrendo os gastos. São exemplos disso: saber como as louças e roupas estão sendo lavadas e secadas; se existe aquecedor solar no ambiente, quanto tempo o ar condicionado e/ou aquecedor é utilizado, etc.

É possível economizar em residências e indústrias

É possível economizar em residências e indústrias

Para isso é preciso descobrir como algumas atividades são desenvolvidas. Numa residência, por exemplo, como a roupa é lavada e seca, se existem aquecedores solares ou vazamentos. Já nas indústrias, muitas funcionam com equipamentos obsoletos de água e energia, o que complica reduzir o consumo.

Nas residências é possível diminuir significativamente o uso de água e energia. Basta escolher eletrodomésticos que consomem menos energia, o que geralmente é especificado pelo fabricante. Uma lava louça pode diminuir significativamente o uso de água, assim como aquelas máquinas de lavar a pressão. Porém, se não for possível usar tais equipamentos, basta não deixar a torneira aberta enquanto ensaboa a louça e optar por baldes na hora de lavar as áreas externas do imóvel.

Nas indústrias e comércio é preciso fazer uma avaliação técnica para descobrir se a infraestrutura pode ser melhorada. No início pode parecer que o investimento sairá mais caro que a economia oferecida, porém com o tempo o retorno é garantido, além de ser benéfico ao meio ambiente.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?