É possível captar água com reservatórios metálicos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A economia de água é algo que ganha mais adeptos a cada dia. A ameaça de que ela poderá faltar nos próximos anos tem conscientizado todos a usá-la de maneira racionada e a adotar algumas medidas, como captar água da chuva.

Muitos projetos de construção civil estão adotando um conceito sustentável, onde há captação, tratamento e armazenamento da água da chuva, que depois será utilizada em determinadas áreas. No entanto, existem meios de fazer um processo semelhante sem mexer na estrutura dos projetos.

Entre as maneiras de se captar água, existe a possibilidade de aproveitar o teto da casa ou empresa. A armazenagem poderá ser feita em um reservatório metálico separado ou em uma cisterna.  Para a captação da água ser perfeita é preciso seguir alguns requisitos, entre eles instalá-lo num lugar mais baixo, recebendo por gravidade a água escoada de todos os lados do telhado.

Caída do telhando pode ajudar a captar água

Caída do telhando pode ajudar a captar água

Importante ressaltar que esta água deverá ser destinada para fins não potáveis, por isso é aconselhável usar cloro de origem orgânica, o mesmo utilizado em piscinas. Assim, a água ficará livre de proliferação de bactérias, germes, vírus, etc.

Por vir através do telhando, esta água pode vir um pouco suja. É aconselhável evitar a entrada das primeiras águas escoadas, desviando a bica ou tubo de condução para fora do orifício de entrada do reservatório.

Uma dica da FAZ FORTE é instalar um filtro para retirada de impurezas como folhas e outros detritos, uma vez que a água escoará pelas calhas, que acumulam este tipo de resíduos.

Essa água será ideal para ser usada para irrigar plantas e jardins, limpeza em geral como lavagem de pisos e janelas e até mesmo lavar o carro. Desta maneira, haverá uma economia significativa no consumo hídrico.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?