Conheça as características dos reservatórios de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje o Blog vai tratar um pouco das características dos reservatórios de água, começando por suas finalidades, que vão além do principal papel que é manter um estoque para abastecer o estabelecimento onde está instalado.

Entre as obrigações das caixas d’água estão regular a pressão, bombear água fora do horário de pico, reserva para incêndio e aumento de rendimento dos conjuntos elevatórios. A localização da instalação deve respeitar seu formato e materiais de construção, para aperfeiçoar essas finalidades.

Reservatório Tubular fabricado pela Faz Forte

Reservatório Tubular fabricado pela Faz Forte

Os reservatórios podem ser do tipo enterrado, semi-enterrados e apoiados, que normalmente são em formatos circulares ou retangulares. É comum construir estes reservatórios divididos em duas câmaras, por uma parede interna, que visa atender a diferentes etapas construção.  Já os reservatórios elevados podem ser construídos em uma grande variedade de formas, dependendo da imaginação do projetista, como um reservatório tubular ou taça.

Os reservatórios podem ser fabricados de materiais diversos, como concreto armado, alvenaria, aço e poliéster armado com fibra de vidro. Usualmente, os de grande porte são construídos de concreto armado e aço, e os menores de fibra de vidro e também de aço.

A capacidade total do reservatório tem que atender a três funções: reserva de equilíbrio, aquela destinada a compensar a diferença entre vazões de consumo e a vazão afluente (volume útil); reserva de emergência, que visa manter a continuidade do abastecimento caso ocorra uma paralisação na produção e por fim, a  reserva de combate a incêndios, como o nome diz, é aquela necessária ao atendimento de demandas para combate à queimadas.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?