Com poucas mudanças é possível tornar a construção mais sustentável

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Existem muitas tecnologias e práticas sustentáveis que podem tornar uma construção ecologicamente correta e grande parte delas está relacionada à água. As dicas da FAZ FORTE hoje são para mostrar que com poucas mudanças é possível fazer bem tanto para o meio ambiente, como para o bolso do proprietário.

1-     Aquecimento solar

Os chuveiros elétricos são os grandes responsáveis pelo consumo de energia e prejudicam o meio ambiente. Uma opção é o chuveiro a gás, que é menos custoso, mas também não é renovável na natureza. Portanto, a melhor opção é o aquecimento por energia solar. Mesmo sendo caro para instalar, em longo prazo compensa financeiramente.

 2-     Reaproveitamento da água da chuva

Este método é muito utilizado em situações onde a água potável pode ser dispensada, como lavar o quintal, regar o jardim, lavar carros ou ainda nas descargas de vasos sanitários. Para isso é preciso adaptar um reservatório junto a calhas ou cisternas.

 3-     Sombrear as janelas 

Com poucas mudanças é possível tornar a construção mais sustentável

Com poucas mudanças é possível tornar a construção mais sustentável

Uma maneira simples de evitar o superaquecimento do imóvel é colocar toldos em janelas, protegendo da radiação solar.

4-     Descarga com caixa acoplada

Um dos objetos que mais desperdiça água é a descarga. Uma maneira de economizar é trocar os modelos tradicionais para os de caixa acoplada. Algumas oferecem a opção de dar descarga com 3 ou 6 litros.

5-     Iluminação de LED

Talvez este seja o recurso mais comum. Assim como as fluorescentes, as lâmpadas de LED são mais econômicas e ecologicamente corretas quando comparadas às incandescentes, pois emitem quase nada de calor, tornando o ambiente mais fresco.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?