CDs e DVDs podem ajudar na purificação de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que você faz com CDs e DVDs que já não são mais úteis? Pesquisadores de Taiwan descobriram que estes materiais podem ser utilizados para purificar e até mesmo tratar a água do esgoto, tornando-a própria para consumo.   A vantagem é que este é um produto encontrado em grande quantidade no mundo todo

A técnica, além de ser uma forma de preservar o meio ambiente, utiliza poucos recursos, como pequenas barras de óxido de zinco e raios ultravioleta. Para a pesquisa, os cientistas usaram a superfícies dos CDs e DVDs como uma plataforma para aumentar o tamanho de minúsculas barras de óxido de zinco.  Este elemento é de baixo custo e consegue quebrar as moléculas orgânicas dos componentes que poluem a água de esgoto, quanto exposto aos raios ultravioletas.

É a primeira vez que CDs e DVDs são utilizados em experiências deste tipo

É a primeira vez que CDs e DVDs são utilizados em experiências deste tipo

O resultado da pesquisa mostrou que o método é capaz de tratar 150 ml de água suja a cada minuto. No entanto, para aumentar a eficiência da limpeza da água, os cientistas usaram um dispositivo para fazer o líquido circular. Como os CDs têm capacidade para girar rapidamente, a água poluída escorre pelo dispositivo e espalha-se numa superfície fina, em que a luz consegue penetrar, deixando, enfim, a água limpa.

O processo de purificar água com nano barras de óxido de zinco já não é novidade, porém esta é a primeira vez que CDs e DVDs são utilizados em experiências. Anualmente são produzidos cerca de 20 bilhões deste material no mundo.

A FAZ FORTE apoia atitudes como esta, que além de promover a saúde, colabora com a preservação do meio ambiente. Com informações do Portal Ciclo Vivo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?