Caixas d’água metálicas podem ser personalizadas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Além de exercer a principal função de armazenar água, as caixas d’água metálicas podem ser projetadas para decorar o ambiente onde será instalada. Em geral, os modelos que se adaptam melhor são as caixas d’água tipo taça e as tubulares.

Para ter uma caixa d’água personalizada basta soltar a criatividade. Por exemplo, uma fábrica de refrigerante poderá ter seu reservatório de água em formato de uma latinha da bebida. Outros exemplos são estes mostrados nas fotos deste post, onde um foi destinado a abastecer uma comunidade religiosa e o outro um local onde é produzido cachaça.

Caixa d'água em formato de garrafa de cachaça

Caixa d’água em formato de garrafa de cachaça

As caixas d’água metálicas são fabricadas em aço carbono que garante uma maior durabilidade e qualidade ao produto, uma vez que ele é resistente aos efeitos de corrosão. Este material é resultado de uma combinação de ferro e carbono. Segundo a NBR 6215, norma que define os produtos siderúrgicos, o material é considerado aço carbono quando os outros elementos que o compõe são considerados teores residuais. Com os cuidados básicos como limpeza e manutenção, um reservatório de aço carbono dura aproximadamente 50 anos.

Caixa d'água em formato de cruz

Caixa d’água em formato de cruz

Os modelos mais indicados para este tipo de personalização são os reservatórios tubulares e o tipo taça, por serem altos e permitirem algumas adaptações nas estruturas, transformando-os em alguns objetos, como os mostrados nas imagens.

Na hora da escolha do modelo do reservatório é importante atentar para o terreno do local de instalação. Em lugares planos é possível instalar os reservatórios tubulares ou cilíndricos como também são chamados.  Já em terrenos acidentados, a pressão d’água deverá receber um pouco mais de atenção, por isso é recomendada caixa d’água tipo taça, que proporciona mais força na distribuição da água.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?