Caixas d’ água desativadas são transformadas em moradias

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

É comum que, ao perder a finalidade original, o reservatório d’água acabe tornando um problema, no muitos destes carregam um valor histórico e cultural para a região onde estão instalados. Alguns arquitetos enxergaram nesses reservatórios d´água uma excelente oportunidade para criar um projeto único, transformando-os em moradias cheias de estilo.

Fora do Brasil isso já virou tendência e já existem diversos reservatórios d’água que foram transformados em apartamentos luxuosos, e até mesmo em confortáveis hotéis, com direito a elevador panorâmico.

Caixa d'água transformada em moradia em Londres

Caixa d’água transformada em moradia em Londres

A maior vantagem desses imóveis é a sustentabilidade, uma vez que estas casas reaproveitam praticamente toda a estrutura original e são, na maioria das vezes, ecologicamente corretas, porque demandam menos recursos naturais.

Na Inglaterra, uma caixa d’água dos anos 30, de aproximadamente 20 metros foi transformada em uma luxuosa casa de três andares, pelo arquiteto britânico Tom Dixon. A reforma durou cerca de cinco anos e hoje pode ser alugada por turistas por pouco mais de R$ 2 mil reais.

Quanto iluminado, o imóvel serve como um farol

Quanto iluminado, o imóvel serve como um farol

O mesmo aconteceu na Bélgica, onde dois reservatórios ganharam seis andares. Um deles foi obra do arquiteto Jo Crepain, que usou um enorme cano de concreto como base para quatro paredes de vidro que utilizam a luz natural para economizar energia. Durante a noite, quanto iluminado, o imóvel serve como um farol.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?