Brasil pode enfrentar falta de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Brasil, maior país com potencial hídrico do planeta, está correndo risco de enfrentar problemas de abastecimento de água em 2015. O levantamento foi realizado pela ANA – Agência Nacional de Águas e apontou que 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit se não forem investidos R$ 22 bilhões.

A disponibilidade hídrica e a infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição são os responsáveis por colocar em risco o abastecimento dos municípios brasileiros, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal.  Isto representa 71% da população urbana do país, ou seja, 125 milhões de pessoas.

Imagem do Rio Amazonas

Imagem do Rio Amazonas

O objetivo do estudo é orientar o planejamento da gestão de águas no Brasil. Hoje, 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, porém essa distribuição é desigual.  Um exemplo é a região Norte que, mesmo com a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, apenas 14% da população daquela região é atendida por sistemas de abastecimento satisfatório.  No Nordeste este índice é de 18%.

O documento calcula que serão necessários R$ 22,2 bilhões em investimento s para evitar que metade das cidades brasileiras enfrenta problemas de abastecimento. Grande parte desse valor deve ser destinada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido.

O levantamento também aponta necessidade de investimentos em coleta e tratamento de esgotos. Os recursos ainda não seriam suficientes para levar o saneamento a todo o país, mas diminuiria a poluição das águas, muitas vezes utilizadas como fonte de captação para abastecer os municípios.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?