Antigos Castelos d’Água são considerados marcos arquitetônicos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ter um reservatório de água na cidade é fundamental para armazenar o produto com qualidade, segurança e, no caso de uma emergência, funciona como uma reserva, assim a população fica abastecida.   Existem diversos tipos, cada um com uma finalidade específica. Mas há alguns anos, além de todas essas atribuições eles tinham outro desempenho: levar beleza aos municípios e eram chamados de Castelo d’Água.

Castelo d’Água de Shooter’s Hill – Londres

Na Europa, os Castelos d’Água tiveram seu auge durante a Revolução Industrial. O objetivo de guardar água passava quase que despercebido diante da estética, que levava charme e beleza à paisagem do local de instalação. Sempre construídos em lugares altos, com a intenção de usar a gravidade a favor para alimentar a rede de abastecimento de água, esses depósitos foram perdendo espaço no início dos anos 80, quando iniciou uma tendência por reservatórios enterrados que apresentavam menores custos.

Castelo d’Água localizado na Alemanha

Com o passar do tempo, muitos Castelos d’Água deixaram de exercer a função de reservatórios de água. Alguns não resistiram e foram demolidos. Poucos restaram pelo mundo, mas estes guardam a importância histórica e cultural do local onde estão instalados, como em Mannhein, na Alemanha.

Castelo d’Água em Mannheim – Alemanha

Com o avanço da engenharia, os reservatórios de água elevados voltaram a ser muito utilizados, mas passaram por uma série de mudanças. As caixas d’água de concreto, que eram ricas em detalhes arquitetônicos, foram trocadas por um projeto mais focado no objetivo de resguardar a água com qualidade e uma grande variedade de material passou a ser utilizada em sua fabricação, incluindo o aço. Hoje é possível fabricar reservatórios de aço com capacidade superior a 1 milhão de litros, como é o caso da caixa d’água cilíndrica apoiada.

As imagens utilizadas fora retiradas da Wikipédia.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?