Sabemos que o tratamento da água para o consumo dos gados é de extrema importância e que ela pode ser armazenada em diferentes tipos de reservatório. Um dos mais importantes, é o bebedouro.
Visto isso, é necessário ter a maior quantidade de informações para saber qual o bebedouro ideal para seu negócio. Quer ver essas informações? Continue a leitura e venha com a gente!
Escolher o reservatório na dimensão correta não só é importante para o armazenamento da água, como também é fundamental para que o consumo de água e suplementos minerais e proteicos pelos animais seja adequado.
Por isso, para acertar na escolha, é importante considerar:
Número e tamanho dos bebedouros
Dependem diretamente do número de animais existentes no pasto, também sendo necessário considerar o tamanho dos pastos e a topografia das fazendas. Em pastos muito grandes ou em áreas acidentadas, o número de bebedouros deve ser maior.
A altura ideal para um bebedouro de gado é de 4 centímetros por animal, ou 25 animais por metro de bebedouro.
Formato dos bebedouros
Para facilitar ainda mais a escolha do bebedouro ideal, é importante saber que os circulares têm mais facilidade de chegada do que os quadrados ou retangulares, fazendo com que os animais se acomodem melhor nele.
Onde colocar os bebedouros
Em sistemas de pastejo rotacionado, os bebedouros podem ser concentrados nas áreas de descanso ou colocados nos próprios piquetes. O importante é observar que estes sejam colocados em locais de fácil acesso para os animais. É necessário pensar que o ideal é que os animais caminhem, no máximo, até 400 metros para chegar ao bebedouro.
Um bom local para ele ficar, é no centro do pasto. Dessa forma, os animais vão até o centro beber água, caminhando menos e, portanto, gastando menos energia nesta caminhada. Isso irá refletir em um melhor desempenho, seja no ganho de peso, no ganho médio diário, ganho de carne, ou na produção de leite também.
Volume armazenado no reservatório e vazão da água
O consumo de água pelos animais ao longo do dia se relaciona com a temperatura ambiente, onde, quanto maior a temperatura, maior o consumo de água.
Durante o dia, é normal acontecer picos de consumo, de modo que, em casos extremos, os animais possam chegar a consumir cerca de 50% do volume diário de água em apenas duas horas. Sabendo-se o consumo de água pelos animais e a vazão de água que chega no bebedouro e considerando o pico de consumo em duas horas, é possível calcular o tamanho do reservatório.
Por exemplo: considerando um animal de 450 kg que irá consumir 40 L de água por dia, o lote é de 500 animais, o que indica um consumo de 20.000 L. No pico de consumo, esses animais irão consumir 10.000 L (50% em duas horas), isso significa que a soma da vazão de duas horas mais o reservatório deve ser de 10.000 L.
Encontre o melhor reservatório para seu negócio na Faz Forte!
Aqui na Faz Forte, você encontra os reservatórios de maior qualidade para o seu negócio, de diferentes tipos e características, como por exemplo o bebedouro para gado tipo australiano.
Quer encontrar o seu reservatório ideal? Não perca tempo, entre em contato com a Faz Forte e solicite seu orçamento!
Comentários no Facebook