Água poluída pode ser tratada com casca de banana

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A banana, a fruta mais consumida por brasileiros, pode ser uma aliada no tratamento de água. A USP, Universidade de São Paulo, através de seu Centro de Energia Nuclear na Agricultura, divulgou em abril deste ano uma pesquisa sobre a potencialidade da casca da fruta em remediar as águas poluídas por pesticidas.

Casca da fruta tem poder para despoluir água

Casca da fruta tem poder para despoluir água

Durante o desenvolvimento do trabalho foram coletadas amostras nos rios Piracicaba e Capivari e também da estação de tratamento de água e esgoto de Piracicaba. Essas águas, após passarem pelo processo com a casca da fruta, ficaram livres de componentes químicos, mostrando eficácia do método quando comparado à utilização de carvão, que é um procedimento físico-químico muito utilizado para a purificação da água.

 Além de ser mais eficiente na eliminação dos poluentes da água, o processo tem vantagem em ser de baixo custo. Para o procedimento funcionar, as cascas de banana têm que ser secas em forno a 60ºC, trituradas e peneiradas. Depois esse pó é adicionado à água, misturado, e por último é realizada a filtragem.

Mesmo comprovado o potencial da banana, a FAZ FORTE CAIXA D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS não recomenda fazer o procedimento por conta própria, uma vez que a água utilizada para uso doméstico ou industrial já passou por tratamento antes de chegar ao reservatório de água. A pesquisa da USP foi realizada por especialistas e em laboratórios próprios para a análise da qualidade da água.

Segundo os pesquisadores, o método ainda não foi utilizado em grande escala, mas tem potencial para tratar mento de água de abastecimento público, principalmente em regiões com intensa atividade agrícola.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?