Água pode ser tratada com carvão ativado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um dos métodos mais eficazes para tratar a água e torná-la potável é usar o carvão ativado. Ele é obtido a partir da queima de alguns tipos de madeira e pode ser usado em pó ou granulado. Como o carvão ativado é uma forma de carbono com poros entre os átomos, ele é ótimo para remover as impurezas.

A principal característica do carvão ativado em pó é que sua estrutura porosa é bem distribuída, com predominância de médios e macro-polos. A utilização é predominante em processos de filtração descontínuos e é capaz de purificar substâncias como cafeína, gorduras, carbonato de sódio, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, refino de açúcar e por fim, a água.

Carvão ativado é eficaz para purificar água

Carvão ativado é eficaz para purificar água

O carvão ativo granulado é usado em colunas de leitos, fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado, sendo responsável por processos de adsorção em fase líquida ou gasosa. Ele é indicado como filtro para retirada de cloro de água potável e industrial, assim como o carbono. Com este tipo de carvão é possível eliminar a cor, odor, mau gosto e remoção de outras substâncias orgânicas.

Vale ressaltar que o potencial do carvão é limitado. Quando todos os poros estiverem preenchidos, a área de aderência ficará comprometida e as impurezas não fixarão mais no carvão, que deverá ser substituído.

Desde a década de 70 o uso do carvão para tratamento de água vem ganhando força, quando surgiu uma forte pressão por parte das autoridades sanitárias em relação à qualidade da água distribuída à população.

A FAZ FORTE ressalta que é extremamente importante consumir água purificada para garantir a saúde pessoas. Quando não tratada, a água contaminada ou poluída pode transmitir doenças como hepatite A, diarreia, entre outras.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?