Água em excesso pode causar intoxicação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

Você já ouviu falar em hiponatremia? Uma das causas dessa doença é a ingestão de água em excesso, que diminui a concentração de sódio no corpo humano. Mas não se desespere, para isso ocorrer são necessários muitos litros d’água além dos dois tradicionalmente recomendados por especialistas.

A hiponatremia, que na verdade é um distúrbio da concentração de sódio no corpo humano, também pode estar relacionada ao suor excessivo, queimaduras graves, desidratação prolongada, alguns problemas de fígado e rins. Seus sintomas são: inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema, perda de coordenação motora, fraqueza, apatia, dor de cabeça e, em casos mais severos, confusão mental, alucinação, podendo desencadear em coma e, até mesmo, morte.

Ainda não é conhecido o máximo que um adulto pode beber de água

Ainda não é conhecido o máximo que um adulto pode beber de água

Em casos que a hiponatremia acontece por intoxicação por água, o ser humano ingere quantidades tão altas da bebida que os rins não conseguem eliminar seu excesso. As moléculas de H2O penetram nas células do organismo, encharcando-as e, também, diluindo o sódio disponível, com consequente redução da concentração deste. 

O volume certo que pode gerar esta doença ainda não foi definido pela medicina, e ainda pode variar de cada pessoa. Crianças com menos de seis meses e atletas, que usualmente consomem muita água após atividades físicas, tendem a ser mais propensos a desenvolvê-la.

A FAZ FORTE lembra que isso não deve ser uma preocupação e tornar uma desculpa para não beber água regularmente. Mesmo ainda não existindo uma orientação sobre a quantidade que faz mal a saúde, é sabido que um adulto pode processar até 15 litros d’água ao longo do dia.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?