Água de banho pode ser reutilizada em residências

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, após estudos, que cada pessoa necessita cerca de 110 litros por dia. Este volume seria o suficiente para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, no Brasil é preciso melhorar o uso da água, uma vez que aqui o consumo é de aproximadamente 200 litros por dia.

Como o Brasil é um país tropical, é comum as pessoas terem o costume de tomar mais de um banho por dia. Levando em consideração que durante um banho de 15 minutos são gastos mais de 1500 litros no mês, podemos concluir que muita água tratada está indo para o ralo. Por aqui o consumo médio de uma pessoa é de 200 litros por dia, enquanto que a ONU estima que o ideal para garantir o consumo e higiene é de 110 litros.

O banheiro é um dos principais vilões do desperdício de água, então porque não reaproveitar a água do banho para outros fins. Já existem equipamentos que captam, armazenam e filtram a água que poderá ser reutilizada em vasos sanitários, lavagem de quintal e até mesmo irrigar o jardim.

Um banho de 15 minutos são gastos mais de 1500 litros no mês

Um banho de 15 minutos são gastos mais de 1500 litros no mês

Se a residência não possui equipamento para captar a água, basta usar a criatividade, como balde ou bacia, que poderão solucionar parte do problema de desperdício de uma residência. Essa água poderá ser usada para qualquer fim que não tenha contato direto com o ser humano, como calçadas, lavagem de carros.

A mesma ideia da para ser aproveitada para captar água de chuva. Um benefício de adotar esse hábito é que diminui o volume de água lançado em galerias, amenizando enchentes.  Claro que o trabalho será de formiguinha, mas se cada um fizer sua parte o resultado poderá ser enorme.

A diferença entre reutilizar água da chuva para a do banho é que não podemos contar com a primeira o tempo todo, principalmente em época de estiagem. Já a do banho pode ser captada diariamente.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?