A importância de dar água ao seu cão

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A importância dos homens beberem água já é conhecida por todos. Porém, é preciso alertar também da seriedade de fornecer aos animais de estimação água fresca e potável para garantir a saúde dos animais.

Um cachorro adulto costuma ter 60% do corpo formado por água e os filhotes 84%. Quando desidratado, ele pode apresentar náusea, vômito e até mesmo falha nos rins.

É muito fácil saber a quantidade diária necessária do animalzinho. Para cada 1 kg ele pode ingerir 100 ml de água. No entanto, essa quantidade pode variar se o cachorrinho fizer atividade física, como brincadeiras ou caminhada com os donos.

Assim como o alimento oferecido aos animais deve ser de qualidade, a água também tem que ser boa, fresca e potável. Água sem tratamento, ou com muitos produtos químicos podem prejudicar a saúde dos animais.

O cão  deverá ingerir 100 ml d'água para cada 1 kg do seu peso

O cão deverá ingerir 100 ml d’água para cada 1 kg do seu peso

É muito importante que os cães, assim como outros animais, tenham livre acesso à água potável. Isso porque eles precisam de água três vezes mais do que a comida. Rações secas aumentam ainda esta necessidade, ao contrário das enlatadas que são mais úmidas. Mesmo não sendo recomendado, muitos cães se alimentam com comida humana. Estes também precisam ingerir mais água.

Hidratando adequadamente o cãozinho, ele terá um excelente desenvolvimento. Vale lembrar que mesmo que o alimento fornecido seja de excelente qualidade, sem a quantidade ideal de água todos os nutrientes serão perdidos.

Dica importante

É possível saber se o cachorrinho está desidratado puxando a pele da nuca dele para cima. Se esta pele se retrair rapidamente esta tudo bem com o cão, no entanto, se demorar alguns segundos ele está desidratado e será necessário consultar um veterinário.

O único momento que não é remendado oferecer água ao animal é quando ele apresenta vômito. Neste caso, também é preciso consultar o especialista.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?