Volume do Sistema Cantareira fica abaixo de 9%

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Neste fim de semana o Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, ficou com seu volume d’água em 8,9%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  Esta é a menor marca registrada até agora. No mesmo período do ano passado esse percentual era de 61,5%.

Desde o final do ano passado a crise hídrica se agrava devido ao volume reduzido de chuvas, que está bem inferior a média para o verão.  Desde que o sistema foi criado, na década de 70, esta é a pior situação.

Sistema tem o pior índice desde que o sistema foi criado

Sistema tem o pior índice desde que o sistema foi criado

Na próxima quinta-feira (15), serão concluídas as obras que irão facilitar a retirada das águas do fundo das represas, o chamado volume morto. Serão dois canais de 3,5 quilômetros, com 17 bombas. O investimento foi  de R$ 80 milhões de reais.

O uso desta reserva técnica já havia sido apontado há aproximadamente um mês pela diretoria da Sabesp. Nesta época o volume do reservatório estava em 12%. Ainda de acordo com a companhia, o total de água abaixo do nível das comportas chega a 300 bilhões de litros, mas serão disponibilizados, neste momento, somente 200 bilhões.

Outras medidas também foram tomadas pela companhia, como a transferência de água dos sistemas de armazenagem Alta Tietê, hoje com 33,8% e do Guarapiranga, com 75% de capacidade ocupada. Há ainda o programa de desconto em contas de quem reduzir o consumo de água em 20% sobre a média dos últimos 12 meses.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?