Um minuto para manter as mãos limpas e a saúde em dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos os cuidados com a higiene da casa, com a preparação de alimentos, limpeza do reservatório d’água a cada seis meses não terão muita eficiência se você esquecer um detalhe importante no dia a dia: lavar as mãos com frequência e corretamente. Tente lembrar de tudo que tocou desde a última vez que lavou as mãos: maçanetas, mouse, notebook, fez carinho no cachorro enquanto atendeu o celular que tinha acabado de cair no chão. Pronto, está traçado o caminho para os germes entrarem em seu corpo, uma vez que é através das mãos que muitas doenças são transmitidas.

Hoje a FAZ FORTE CAIXAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS  vem lembrar você que manter as mãos limpas diminui em 60% o contágio de doenças do tipo infecções estomacal e intestinal; gripes; resfriados; doenças de pele como erupções e espinhas; meningite e hepatite B. Por isso é importante lavar as mãos antes e após ir ao banheiro; antes de colocar a mão na boca ao comer, beber, escovar os dentes e fumar. Muita gente esquece que é preciso higienizá-las também depois de tocar áreas que recebem muito contato, por exemplo, maçanetas e corrimões de escadas.

Lavar as mãos com água e sabão previne doenças como Hepatite B

Lavar as mãos com água e sabão previne doenças como Hepatite B

E já que estamos falando de prevenção, não custa nada ter sempre por perto um frasco de álcool em gel, que em caso de uma emergência é muito eficaz na higienização das mãos. No entanto, uma campanha do Ministério da Saúde ensina que, desde que bem feito, um procedimento com apenas água e sabão é mais que suficiente.

As instruções para manter as mãos longe de possíveis doenças são simples e a limpeza deve durar de 40 segundos a 1 minuto:

  1. Molhe bem as mãos;
  2. Aplique a quantidade de sabão suficiente para cobrir a superfície das mãos;
  3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;
  4. Esfregue a mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos, e vice-versa;
  5. Com as palmas das mãos unidas, esfregue entre os dedos;
  6. Esfregue o polegar com a mão oposta, em movimento circular. Depois que terminar, faça com o outro polegar;
  7. Use a ponta dos dedos para fazer movimentos circulares sobre a palma da mão oposta.
  8.  Enxágue bem;
  9. É aconselhável o uso de toalhas descartáveis para secar as mãos e também para fechar a torneira.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?