Pressurizador para caixa d’água: o que é e como escolher?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os pressurizadores para caixa d’água são dispositivos essenciais para fornecer uma pressão adequada para água que será distribuída. Mas, como isso acontece? 

A Faz Forte preparou este artigo com informações importantes sobre o pressurizador para caixa d’água, explicando qual a sua funcionalidade para grandes pontos de abastecimento. Confira e aproveite a leitura! 

O que é um pressurizador para caixa d’água?

O pressurizador para caixa d’água é um dispositivo projetado e utilizado no aumento da pressão da água em reservatórios, garantindo um fluxo maior e com mais força em pontos de uso, como em residências, comércios e edifícios. 

Nesse sentido, o pressurizador de água garante um fluxo maior para:

  • torneiras;
  • hidrantes;
  • chuveiros, entre outros.

Com o pressurizador, será possível ter uma pressão adequada para água. Entenda um pouco sobre o funcionamento de pressurizador para caixa d’água.

Funcionamento do pressurizador para caixa d’água

Os pressurizadores para caixa d’água são instalados em tubulações de caixa d’água, geralmente após o reservatório. 

Basicamente, eles ativam uma bomba de água onde há queda da pressão da água, aumentando assim a pressão antes da água ser distribuída para os pontos de uso. 


Além disso, os pressurizadores de caixa d’água são equipados com sensores de pressão para garantir um monitoramento adequado. Esses sensores são responsáveis por realizar o monitoramento constante da água ou da pressão na tubulação.

Outras características de funcionamento incluem:

  • ativação automática: no mercado, estão disponíveis modelos de pressurizadores automáticos, projetados com sensores para o monitoramento de pressão e fluxo da água no reservatório;
  • aumento de pressão: a bomba realiza o aumento da pressão da água, garantindo um fluxo mais consistente para os pontos de uso, como chuveiros e torneiras;
  • desligamento automático: quando a água atinge o nível definido, os sensores desligam automaticamente a bomba de pressão.


Alguns modelos de pressurizadores possuem também dispositivos de segurança, projetados para evitar danos à bomba e ao sistema em casos de falhas. 

Quais os benefícios de utilizar um pressurizador para caixa d’água?

O uso de um pressurizador de pressão para caixa d’água é essencial para diferentes aplicações, que necessitam de um abastecimento contínuo de água.

Confira alguns dos benefícios do uso do pressurizador para caixa d’água:

  • aumento na pressão da água: o pressurizador para caixa d’água é responsável por aumentar a pressão da distribuição de água, garantindo um fluxo consistente e forte. Isso é essencial para áreas onde a pressão fornecida pela rede pública é considerada insuficiente;
  • melhoria do desempenho para torneiras e chuveiros: um pressurizador garante uma experiência otimizada nos principais pontos de uso, garantindo uma distribuição uniforme e constante;
  • aplicações industriais e comerciais: um pressurizador para caixa d’água é utilizado em ambientes comerciais e industriais, onde a demanda da água é maior;
  • facilidade de uso: o pressurizador para caixa d’água é considerado um dispositivo de fácil manuseio.

Tenha em mente que ao considerar a instalação de um pressurizador, é importante avaliar todas as necessidades do sistema, como a vazão e pressão necessária.

Como escolher o pressurizador adequado?

Para escolher o pressurizador adequado, é importante se atentar a alguns pontos, como:

  • vazão necessária: é importante avaliar a vazão, para atender todos os pontos de uso;
  • pressão mínima e máxima: é necessário considerar a pressão mínima e máxima do pressurizador, para isso, é necessário certificar-se de que ele pode operar na faixa do seu sistema;
  • tipo de pressurizador: existem diferentes tipos de pressurizadores. O Fluxostato é indicado para quando a pressão de água é baixa somente em um ponto. Já o pressurizador Pressostato, mantém a pressão constante na rede hidráulica, assim como o inversor de frequência, que também mantém pressão de maneira integral, mas possui uma bomba com rotação variável.

Lembre-se: para auxiliar na escolha e instalação do pressurizador, é necessário consultar um profissional especializado, como um engenheiro hidráulico, encanador ou técnico em bombas.

Agora que você já sabe o que é um pressurizador para caixa d’água e como escolher o modelo adequado, continue no blog da Faz Forte e confira 3 práticas para manter a qualidade de caixas d’água.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?