Indústria é uma das vilãs no desperdício de água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Há uma preocupação mundial com o consumo de água que não para de crescer. Um dos problemas que pode ser solucionado para reduzir o consumo é a utilização da água de forma racional pelas indústrias, que são as maiores consumidoras deste recurso.

Segundo estudos, o problema de escassez d’água está ligado a diversos fatores, entre eles a distribuição geográfica desigual, aumento da população, deterioração dos rios, lagos e oceanos e o principal, o mau uso deste recurso natural.

Como a população não para de crescer e as fontes naturais d’água são sempre as mesmas, é natural ocorrer uma demanda maior do que quantidade disponível no planeta. Alguns lugares como Oriente Médio, Norte da África, Ásia Central e África Subsaariana são os mais prejudicados em relação à falta d’água.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a demanda global por água no setor deve aumentar, até 2050, cerca de 400%. No Brasil, a cada segundo, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros para uso industrial. A maior parte é destinada à fabricação de bebidas, alimentos e cosméticos. O consumo de água na indústria só perde para o da agricultura.

Grande parte do problema com desperdício de água nas indústrias está em vazamentos e nos métodos obsoletos. Segundo pesquisas, é possível reduzir isso em 90% no setor industrial e na agricultura cerca de 50%.

Uma técnica que está sendo muito utilizada no setor industrial é o reuso da água. A técnica consiste em usar o efluente de um processo, com ou sem tratamento, para outros fins, que não precisa de água potável. Por exemplo, as águas de reuso de engenhos de açúcar são ótimas opção para lavagem de pisos, sistema de esfriamento, serviços financeiros e até mesmo irrigação.

A FAZ FORTE orienta aos consumidores a sempre ficarem atentos ao processo industrial dos produtos que irão comprar e usar.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?